Fechado desde 2019, a obra do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da Ponta do Coral foi entregue nesta segunda-feira (11). A antiga estrutura foi fechada na data pois a entrega prevista para 2020 não foi concluída.
Antes na inauguração, no entanto, os pacientes eram atendidos no bairro Estreito, com todos os serviços de atendimento à saúde mental.

Caps Ponta do Coral foi reaberto nesta segunda-feira – Foto: Divulgação/Leonardo Sousa-PMF/ND
A ordem de serviço para a realização da obra foi assinada pelo prefeito Topázio Neto (PSD) no dia 26 de setembro de 2022, e entregue agora, seis meses depois.
Segundo a prefeitura, após a restauração, o novo CAPS Ponta do Coral oferece uma moderna e acolhedora infraestrutura para atender às necessidades da comunidade.
A estrutura do Caps Ponta do Coral
Com aproximadamente 750 m², a nova unidade preserva as características originais do edifício e ainda prioriza a acessibilidade estrutural.
O espaço abriga sete consultórios, posto de enfermagem, sala de aplicação de medicamentos, espaço de convivência, refeitório, quarto coletivo e áreas administrativas.
Esta mudança representa um aumento significativo de 40% em relação à estrutura anterior no bairro Estreito, onde o serviço temporariamente funcionou.
“A edificação original possui mais de 50 anos, a opção de restauro vem não apenas para preservar as características físicas, mas também homenagear um serviço que é realizado no local desde a década de 90”, ressalta o Secretário Adjunto de Saúde, Humberto João dos Santos.
O Centro de Atenção Psicossocial oferece atendimento em situações de crise em saúde mental, acolhimento individual, coletivo e familiar.

Caps Ponta do Coral foi inaugurado nesta segunda-feira – Foto: Reprodução/Léo Russo/ND
Os profissionais realizam visitas domiciliares, articulam a necessidade de acompanhamento dos pacientes em outros dispositivos da saúde, assistência social e educação.
O local é marcado por ações de reabilitação psicossocial, com atividades, tratamentos e acompanhamento que visam a redução de danos provocados pelo uso de álcool e outras drogas.
No entanto, apesar do CAPS Ponta do Coral ocasionalmente poder tratar situações relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, como mencionado no texto, é importante esclarecer que o serviço é vocacionado aos usuários com transtornos mentais e persistentes.
O município possui dois CAPS AD, que são serviços especializados para tratamento de problemas ocasionados pelo uso e abuso de álcool e outras drogas, localizados nos bairros Pantanal e Jardim Atlântico.