Coluna do Gadotti: saneamento em Palhoça, mobilidade na Grande Florianópolis e outras notas desta segunda-feira, 12 de agosto

SANEAMENTO BÁSICO EM PALHOÇA
A prefeitura de Palhoça publicou o edital para realização do pregão público da concessão de saneamento básico, marcado para 14 de agosto. A meta é a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033. A atual gestão espera a participação de grandes empresas, como Aegea, Iguá Saneamento, BRK, Sabesp, Sanepar e outros consórcios formados por companhias consolidadas. A concessão dos serviços prevê um investimento total estimado em R$ 1,5 bilhão.

Com o Contorno Viário aberto desde sábado (10), a região começa a monitorar os reflexos positivos da maior obra de infraestrutura rodoviária do país – feita por concessão à iniciativa privada pela Arteris Litoral Sul. Em paralelo, a expectativa é pela discussão de novas medidas que melhorem o acesso aos municípios da região metropolitana. A própria Arteris estuda a possibilidade de implementação de uma “pista azul”, exclusiva para motos. Há também a discussão em torno de um corredor exclusivo para o transporte coletivo, defendido por lideranças como o ex-prefeito de Palhoça e atual deputado estadual, Camilo Martins (PSD).. E em outro flanco, a Grande Florianópolis foi incluída no Estudo de Mobilidade Urbana que está sendo desenvolvido pelo Ministério das Cidades e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para fazer uma radiografia da situação e necessidade de investimentos.

FRAUDE ELEITORAL
Em artigo publicado no Conjur, os advogados Marcelo Peregrino Ferreira e Luiz Fernando Casagrande Pereira consideram que a “fraude” na eleição venezuelana “começou com a ilegítima exclusão dos nomes relevantes da oposição” antes da votação e “tem sido apresentada ao mundo sem retoques por diversas fontes fidedignas”. Especialistas em direito eleitoral, Marcelo e Luiz Fernando dizem ainda que “a eleição da Venezuela demonstra que uma ideia de uma soberania alargada dos Estados em que tudo é assunto interno e paroquial, não mais subsiste”. Os processos eleitorais, explicam, estão integradas ao Sistema Internacional de Direitos Humanos em que os tratados internacionais sobre o tema “se integram como elemento normativo nacional”.

NOVA SEDE – Presidida pelo coronel da reserva Sérgio Luis Sell, a Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina (Acors) está celebrando 25 anos de atividades com a inauguração da nova sede, na rua Allan Kardec, na descida do morro da Cruz, em Florianópolis.

FORÇA-TAREFA
A força-tarefa LIDAR (Localizar, Identificar, Direcionar, Acolher e Resgatar), criada por decreto do prefeito Topázio Neto (PSD) publicado na última quarta-feira (7), substitui o DOA, que era coordenado pelo Ministério Público estadual. De acordo com o secretário da Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes, o trabalho já começou na área central e neste semana chega ao Norte da Ilha de SC e ao Continente. Na primeira etapa, de acordo com o coordenador, os esforços serão concentrados nas vias e espaços públicos, mas na sequência serão potencializadas as fases de acolhimento e resgate.

VELEIROS DA ILHA
Com a participação de 162 associados, foi realizada no sábado (10) a eleição para a gestão do biênio 2024-2026 do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. Ildefonso Witoslawski Junior retorna ao cargo de Comodoro, com apoio dos vice-comodoros Sergio Murilo da Silva (Administração e Finanças), Rodrigo Ruhland (Patrimônio e Obras) e Alexandre Nascimento Mateus (Eventos e Social). “É uma grande honra assumir pela terceira vez a comodoria do Veleiros da Ilha. O foco será fortalecer o esporte náutico, atrair mais famílias para participarem ativamente das atividades do clube, promover nossos eventos sociais e continuar investindo em melhorias na infraestrutura”, afirmou Witoslawski Junior.

Sergio Murilo da Silva, Ildefonso Witoslawski Junior, Alexandre Nascimento Mateus e Rodrigo Ruhland – Foto: Danilo Caboclo, divulgação, SixComm

PALESTRANTE – Especialista em comunicação, palestrante, escritora e educadora, Cintia Chagas estará em Florianópolis no dia 26 de setembro para falar, no Centrosul, no evento “Minha Jornada de Sucesso” no Centro Sul. A realização é da Fadel Palestrantes e Bressan Eventos e as inscrições podem ser feitas pelo site pensanoevento.

O post Coluna do Gadotti: saneamento em Palhoça, mobilidade na Grande Florianópolis e outras notas desta segunda-feira, 12 de agosto apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.