Blumenau redireciona consultas médicas eletivas do SUS devido ao aumento de casos de dengue

As consultas médicas eletivas agendadas no SUS (Sistema Único de Saúde), em Blumenau, serão redirecionadas. Segundo a Prefeitura de Blumenau, o motivo da decisão é o aumento de casos de dengue na cidade.

Consultas médicas são canceladas em Blumenau devido ao aumento de dengue

Blumenau redireciona consultas médicas eletivas do SUS devido ao aumento de casos de dengue – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Mais de 10 mil consultas médicas serão redirecionadas

O objetivo da medida é dobrar a capacidade de atendimento nas unidades e ajudar os pacientes que contraíram dengue.

Conforme a Secretaria de Saúde de Blumenau, mais de 10 mil pacientes que tinham horários agendados até maio nas Unidades de Saúde e nos Ambulatórios Gerais ainda vão receber o aviso sobre a suspensão das consultas. A medida tem prazo indeterminado e por conta disso, nenhuma nova consulta poderá ser marcada.

Ainda conforme a secretaria, as consultas marcadas de 12 de março até 2 de maio serão redirecionadas pelo Alô Saúde.

Dengue em Blumenau

Blumenau entrou em situação de epidemia de dengue após registrar aumento de casos em fevereiro. De sexta-feira (8), até esta segunda-feira (11), os casos de dengue dobraram, passando para 8.070 casos prováveis e 907 confirmados. Além dos 1291 focos do mosquito. Duas pessoas seguem internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 16 em enfermaria.

O grande aumento acontece por conta da medida adotada pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemológica), que considera qualquer sintoma da doença como caso provavel.

“Anteriormente, a divulgação se concentrava apenas nos casos confirmados. A partir desse ano, todos os casos suspeitos que forem notificados no sistema de informação serão considerados prováveis até que ocorra o encerramento da ficha. Isso permite uma análise mais precisa da situação, que corrige potenciais atrasos na conclusão dos casos notificados”, explica João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de SC.

Centro de atendimento à dengue começou atividades em Blumenau

O centro de atendimento à dengue em Blumenau, no Vale do Itajaí, começou seu funcionamento nesta segunda-feira (11).

O centro de atendimento funciona de segunda a segunda-feira, das 7h às 19h, no campus 3 da Furb (Universidade Regional de Blumenau), na rua Iguaçu. A equipe multiprofissional é composta por 20 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para atender a população com sintomas de dengue.

Uma triagem é feita pelos enfermeiros e, logo na sequência, o paciente é encaminhado para a consulta com o médico. Além do atendimento, no centro também são disponibilizados medicamentos para a população. O paciente que procura o atendimento também encontra duas salas para a hidratação diretamente na veia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.