Itapoá decreta situação de emergência após aumento dos casos de dengue

Com o aumento expressivo nos casos de dengue em Itapoá, no Norte de Santa Catarina, a Prefeitura decretou situação de emergência devido à iminente epidemia da doença na cidade.

Itapoá registrou 62 focos do mosquito e 220 casos prováveis da dengue - Foto: Freepik/Divulgação/ND

Itapoá registrou 62 focos do mosquito e 220 casos prováveis da dengue – Foto: Freepik/Divulgação/ND

O Decreto Municipal nº 6.325 foi assinado na última sexta-feira (8) e destaca a urgência em conter a epidemia e preparar os serviços de saúde para um possível aumento na procura por atendimentos relacionados à doença.

Itapoá já registra 62 focos do mosquito e 220 casos prováveis da doença. Uma morte ainda segue em investigação, segundo dados disponibilizados pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica).

Vacinação contra a dengue

Itapoá contabiliza 413 doses da vacina da dengue aplicadas em adolescentes entre 10 a 14 anos. O município recebeu 835 doses no primeiro lote de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde.

Ações contra a dengue

Assim como em outras cidades, diversas ações começaram a ser implementadas, como pontos de hidratação, central de monitoramento, alertas via mensagens, multas em caso de negligência, entre outras.

A Prefeitura de Itapoá ainda fez um apelo à população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Colabore com a prevenção. Sua ação faz a diferença. Juntos, podemos vencer a dengue”, publicou nas redes sociais.

Veja como a população pode contribuir:

  • Eliminar locais de reprodução: não deixar água parada em recipientes, como vasos e pneus;
  • Usar repelentes;
  • Instalar telas e mosquiteiros;
  • Colaborar na limpeza da comunidade: ajudar a eliminar possíveis criadouros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.