Moradores de São José têm até a próxima terça-feira (12) para aproveitar o desconto de 15% no pagamento em duas parcelas do IPTU 2024 (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Em caso de atraso, o desconto de 15% será cancelado, perdendo o desconto inclusive da cota paga. Contribuintes que não efetuarem o pagamento até o vencimento, podem pagar parcelado sem desconto.

Pagamento com 15% de desconto em São José expira nesta terça – Foto: PMSJ/Divulgação/ND
Como pagar o IPTU 2024 São José?
Os carnês começaram a chegar pelos correios em janeiro. Também é possível emitir a 2ª via das guias de pagamento diretamente no site da PMSJ (Prefeitura Municipal de São José).
Além disso, é possível emitir a guia por meio do site do governo, utilizando o login gov.br ou o certificado digital. Veja o passo a passo aqui.
Caso não consiga acessar de forma online, a orientação é buscar a unidade do CATI (Centro de Atenção a Terceira Idade), na Beira-Mar de São José, para fazer a emissão das guias.

Carnê de IPTU 2024 de Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
O que é o IPTU 2024?
A sigla IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano. Trata-se de um tributo municipal cobrado das pessoas que contam com imóveis em seu nome, residenciais ou comerciais.
O imposto é cobrado somente de imóveis construídos em área urbana. Em áreas rurais, há a incidência de outro tributo, o Imposto Territorial Rural (ITR), que apresenta alíquota distinta.

Carnê de IPTU 2024 de Blumenau – Foto: Divulgação/ND
Como é calculado o IPTU?
A fórmula do cálculo do IPTU leva em consideração a área do terreno, o valor unitário padrão residencial, a idade do imóvel, a localização, assim como as características da construção.
O resultado de todas estas variáveis gera o valor venal do imóvel, valor utilizado pelo Poder Público para cobrar o imposto. Veja como é feito o cálculo aqui.