Coluna do Upiara: Topázio comemora primeiras cirurgias do MultiHospital; Fecam tem novo presidente (e outras notas desta sexta, 31)

A Coluna Upiara Por Toda Santa Catarina desta sexta-feira, dia 31 de julho, destaca o anúncio do prefeito Topázio Neto das primeiras seis cirurgias realizadas no MultiHospital Florianópolis, a posse de Kleber Wan-Dall na presidência da Fecam e as coligações em Blumenau e Itajaí.

Na Acif, Topázio comemora primeiras cirurgias do MultiHospital

O prefeito Topázio Neto (PSD), pré-candidato à reeleição, fez um balanço da gestão na Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) na noite de ontem. Na fala, disse que se tratava de um dia muito especial: havias sido realizadas pouco antes as seis primeiras cirurgias no MultiHospital, inaugurado dia 1° de junho nas instalações do antigo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Foram cirurgias de hérnia, todas bem sucedidas, dentro do espírito da unidade de realizar intervenções de baixa complexidade para desafogar as filas dos hospitais estaduais.

Registro de uma das primeiras cirúrgias do MultiHospital Florianópolis (Divulgação, PMF).

A cutucada de Topázio em Gean Loureiro

Topázio Neto levou à Acif a carta compromisso assinada em 2020 como candidato a vice-prefeito na chapa liderado pela agora ex-aliado e desafeto Gean Loureiro (União Brasil). Entregou ao presidente da entidade, Célio Antônio Bernardi Júnior, e à diretoria presente um caderno elencando o cumprimento de 39 dos 43 compromissos – fez questão de destacar que tirou da lista compromissos vinculados ao pandemia do covid-19, que marcou aquela campanha eleitoral, por “não fazerem mais sentido hoje em dia”. Topázio ressaltou o pouco tempo no cargo de prefeito, com uma eleição de governador no começo, para ressaltar a defesa por mandatos de seis anos, sem reeleição, para cargos executivos.

É por isso que tenho dito e repito aqui que se for reeleito vou cumprir o mandato até o fim. Tem gente que se elege para quatro anos e fica dois – disse Topázio, ganhando algumas risadas da plateia.

Topázio e a cor do dinheiro

Perguntado sobre a capacidade de investimentos de Florianópolis, Topázio Neto driblou as críticas de Gean Loureiro sobre a queda da nota atribuída à cidade pela Secretaria do Tesouro Nacional, o que hoje impediria a busca de financiamentos internacionais. Focou na política. Saudou o trabalho do secretário da Casa Civil, Carlos Eduardo Neves, o Mamute, na busca por emendas da bancada federal. Destacou também dois investimentos recém-anunciados: os R$ 75 milhões do governo Jorginho Mello (PL) para ampliação da capacidade do trecho mais urbano da SC-401 e os R$ 159 milhões anunciados pelo governo Lula (PT) no PAC para implantação do BRT. O dinheiro federal cai na conta da prefeitura.

Dinheiro não tem cor ideológica e nem carimbo. Nós estamos preparados para buscar esse tipo de recurso- disse Topázio, ao se referir aos programas federais do governo petista.

Sargento Lima na pegada de Jorginho

Pré-candidato a prefeito de Joinville, o deputado estadual Sargento Lima (PL) mandou mensagem convidando para convenção que vai confirmar seu nome na disputa joinvilense em tom bem-humorado, no dia 4 de agosto.

Oi, amigo. É o “Sozinho Lima” – brincou Sargento Lima.

A referência é clara. O ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) tornou público em um dos debates da disputa pelo governo do Estado em 2022 o apelido jocoso que diversos nomes da política deram a Jorginho Mello por ser candidato apenas com o PL: “Sozinho Mello”. Muitos dos que ironizavam, hoje lamentam o avanço do PL nos municípios e a pouca disposição do governador em ceder a outros partidos.

Sem coligação por opção

No caso de Sargento Lima, a chapa pura é mais por resistências de seu grupo em Joinville a compor com os partidos e lideranças que se apresentaram. O parlamentar diz que eram tantos vetos internos que ele resolveu bancar a chapa pura com Fabi Venera (PL), de vice.

Tramontin desdenhou partidos

Em Blumenau, o pré-candidato Odair Tramontin (Novo) flexibilizou a rejeição inicial do Novo a coligações, abraçando o PSD – que indicou o pré-candidato a vice Carlos Wagner, Alemão. Mas não flexibilizou 100%. O Podemos acabou confirmando Ricardo Alba na disputa e o MDB continua solto no tabuleiro. Um emedebista brinca: “Tem que ver se o Tramontin aceita o MDB, né?”

Aposta

O colunista aposta 13 centavos que o MDB apoia a pré-candidatura a prefeita de Ana Paula Lima (PT) em Blumenau e que os PT abraça Carlos Chiodini (MDB) em Itajaí.

Fecam terá novo presidente nesta quarta

Kleber Wan-Dall vai assumir a presidência da Fecam (Diórgenes Pandini, Fecam).

A Fecam vai oficializar a mudança no comando da entidade nesta quarta-feira. Na Assembleia Geral Ordinária, o presidente Fabrício Oliveira (PL), prefeito de Balneário Camboriú, vai passar o cargo em definitivo para o vice-presidente Kleber Wan-Dall (MDB). Ambos estavam na disputa pela presidência no início do ano e fizeram um acordo de mandato a quatro mãos. Fundada em 1980, a Fecam representa os municípios, as associações de municípios e os consórcios intermunicipais de Santa Catarina.


Arte em destaque: Galvão Bertazzi.

O post Coluna do Upiara: Topázio comemora primeiras cirurgias do MultiHospital; Fecam tem novo presidente (e outras notas desta sexta, 31) apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.