Os números dos vereadores de Joinville no Instagram

No final do ano passado analisamos algumas das principais casas legislativas de Santa Catarina e estudamos a presença digital dos parlamentares catarinenses em Brasilia. Agora começamos uma nova série de análises levando em conta a preparação para as eleições 2024 e o cenário já bem aquecido nos debates municipais.

A primeira cidade será Joinville, que ficou de fora do levantamento em dezembro passado, mas abre essa série de medições e analises, sempre baseadas em números.

Top 10 vereadores de Joinville, ordenados pelo número de reações em suas publicações nos últimos 6 meses

O vereador Cleiton Profeta é o grande lider de engajamento nas redes na maior cidade do Estado com mais de 413 mil engajamentos nos últimos 6 meses, mas esse número merece um olhar mais atento. Ainda que suas redes sejam regulares e produzam bastante conteúdo, o debate é bem disperso a nível regional, e acaba por impactar diversas cidades.

Essa dispersão tem sido comum em políticos nos dois polos ideológicos, e será um dos fenômenos a analisarmos no pós eleição: O engajamento fora das bases eleitorais é esforço jogado fora? Ou essa “prova social” pode proliferar apoios dentro das bases, mesmo com origem externa?

No período de análise, Profeta também foi quem mais cresceu no Instagram de forma absoluta, com 3,9 mil novos seguidores. Outro vereador que merece destaque é Wilian Tonezi, também de direita, que através de conteúdo super posicionado mas bem mais regionalizado que os de Cleiton Profeta tem conseguido bom resultados mesmo com menos reações, fala com menos pessoas para converter a audiência em novos seguidores. Ele é o vereador da casa que mais cresceu proporcionalmente, aumentando neste período 30% da sua base de seguidores.

Tânia Larson, que é a terceira em engajamentos tem um trabalho bem mais doméstico, focado na causa animal com posts leves e sempre bem recortados para o público alvo. Tem feito também no facebook um excelente trabalho.

Encerro as menções diretas aos vereadores com um elogio as redes da Professora Ana Lucia Martins. Redes com clareza de posicionamento, fazendo o que é teoricamente mais facil, mas tão pouco observado em redes de vereadores: falando com um grupo menor, mas com freqüência e presença.

Em uma era de “tiktokers” sábios os vereadores que entendem que a raiz da influencia está no relacionamento, em ser visto e participar diversas vezes, e não na dinâmica da audiência. Ser visto pelo eleitor serve para muito pouco em um tempo em que qualquer cidadão com um punhado de reais pode comunicar com Joinville inteira.

Conteúdos com maior engajamento no período analisado

A câmara de Joinville segue o padrão das maiores casas legislativas do estado, com os efeitos da polarização tracionando o debate politico e acendendo a luz vermelha para vereadores que não são capazes de gerar conexão com eixos, pautas ou propósitos claros. Entre os top 20 conteúdos da câmara neste período, quase todos tem fundo ideológico.

Está evidente que existem caminhos, mas entender a dinâmica das tribos e ser capaz de gerar conexão com elas será cada vez mais complexo com o aproximar constante da eleição. Nós vamos seguir acompanhando tudo por aqui.

O post Os números dos vereadores de Joinville no Instagram apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.