Na Semana do Consumidor o público se prepara para ir às compras e aproveitar as promoções na comemoração da data, celebrada nesta sexta-feira (15). O ND Mais listou algumas orientações de especialistas para evitar cair em golpes de falsos descontos.

Consumidores precisam tomar cuidado com falsas promoções ou aumentos de preço que configuram práticas abusivas – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Para quem prefere evitar o tumulto nas lojas na Semana do Consumidor e escolher os produtos sem sair de casa, o risco de ter problemas é ainda maior, principalmente com o uso de dados pessoais, como o número do cartão de crédito.
Uma estratégia que o consumidor também precisa ficar em alerta, tanto nas compras em lojas físicas quanto nas virtuais, é quanto ao aumento do preço antes da promoção, para diminuir posteriormente para o valor original e enganar os clientes.
As falsas promoções ou até os descontos enganosos podem ser denunciados em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon e até avaliados em sites como o Reclame Aqui.

Especialistas alertam para golpes ligados a roubo de dados pessoais – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Semana do Consumidor: veja como ficar atento e não cair em golpes, segundo o Serasa
- Pesquise a reputação da empresa: veja recomendações, avaliações de outros clientes e busque a experiência completa da compra e entrega;
- Pesquise bastante e compare o preço dos produtos em diferentes locais: algumas lojas costumam subir os preços antes da semana do consumidor, então sempre registre para fazer uma denúncia posteriormente;
- Veja se existe uma certificação digital: lojas oficiais sempre possuem selos que ajudam a identificar a confiabilidade nos sites da empresa. Outra dica é ver se o endereço começa com o protocolo de segurança “https” – se o endereço tiver “http”, desconfie!
- Mensagens com texto duvidoso (ou mal escrito): em geral, sites enganosos costumam ter fotos de baixa qualidade, erros de português e chamadas de teor altamente apelativo e feitos de forma amadora;
- Cuidado com as promoções inacreditáveis! Avalie com calma, principalmente quando o site tiver chamadas como “últimos minutos” e “desconto imperdível”, preços muito abaixo do mercado podem ser um alerta para tentativas de golpe.
- Guarde comprovantes: sabe aquelas notinhas que em geral você joga no lixo? Não faça mais isso! Sempre guarde os comprovantes e notas de compra caso seja necessário efetuar a troca do produto ou contestar alguma situação.
O que é o Dia do Consumidor?
De acordo com a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), a data foi criada para lembrar os direitos que os cidadãos possuem enquanto consumidores e reforçar a importância de protegê-los e de exigi-los quando se sentirem lesados.
Um direito fundamental que o consumidor tem e muitas vezes não sabe, é o de proteção de dados pessoais, inclusive em relação ao armazenamento e coleta deles, como no uso de sites de compras.

Semana do Consumidor vai levar muitas pessoas às compras. Saiba como evitar dor de cabeça – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Alguns direitos do consumidor, segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados):
- Tem o direito de saber com qual finalidade seus dados pessoais serão tratados e de conhecer o objetivo específico para o tratamento deles;
- Ter livre acesso aos seus dados pessoais, de forma fácil e gratuita;
- Poder solicitar correções dos dados pessoais, caso estejam errados ou desatualizados e até exigir que sejam excluídos, se necessário;
- Não ter seus dados pessoais usados para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos;
- Ter segurança no tratamento de seus dados pessoais, para que não sejam acessados por quem não tenha autorização para isso.