Como Guilherme Grillo usa a inteligência artificial para ‘prever’ os movimentos de Popó

Para encara a lenda do boxe brasileiro Acelino “Popó” Freitas no Danki Fight Show, o empresário de Florianópolis Guilherme Grillo prepara uma “estratégia especial”: utilizar a inteligência artificial a seu favor.

Empresário Guilherme Grillo digita em um computador

Empresário recebeu a reportagem do Grupo ND – Foto: Leo Munhoz/ND

Através de um aplicativo de IA, desenvolvido pelo próprio Grillo, o sistema mapeia e analisa cada movimento realizado a fim de verificar o que pode ser melhorado.

As imagens são captadas em tempo real por câmeras de alta velocidade e os softwares especializados que fornecem estatísticas detalhadas sobre o desempenho do atleta.

Os dados de flexibilidade, precisão, força, energia e velocidade auxiliam na performance de Guilherme durante os treinos de preparação.

“Eu vejo hoje o ser humano com padrões, seja na luta ou na forma como se comporta. Inteligência artificial nada mais é do que padrões”, explica o empresário em entrevista ao Grupo ND.

Inteligência artificial é ponto a favor de Grillo; empresário utiliza a IA para estudar os movimento

Inteligência artificial é ponto a favor de Grillo; empresário utiliza a IA para estudar os movimentos – Foto: Danki Code/Reprodução/ND

“Objetivo é conseguir prever o próximo comportamento do ser humano. Eu usei a IA de fato para algumas coisas, como mapear esses pontos do corpo. Mas claro que não é só com a inteligência artificial que vou entrar no ringue, aí é a mistura do meu lado nerd com a mistura do lado atleta e minha personalidade”, completa.

Interesse pela tecnologia começou cedo

Antes mesmo de se interessar pelo mundo das lutas, Guilherme Grillo, hoje com 30 anos, começou a “trabalhar” com programação logo aos 13 anos, na época criando servidores de jogos.

“Nisso comecei a despertar interesse porque queria controlar cada vez mais as coisas. Então eu vi a necessidade de aprender sobre programação. Com 16 anos eu já sabia desenvolver jogos para web e então foi caminhando, independente da situação que eu estivesse”, conta Grillo.

Guilherme Grillo usa a IA também como forma de treinamento contra Popó

Guilherme Grillo usa a IA também como forma de treinamento – Foto: Leo Munhoz/ND

Com 23 anos o empresário então pensou que era a hora de monetizar esse conteúdo. “Quando surgiu a onda da IA, usei toda a bagagem para dominar o negócio. A maior parte dos aplicativos da empresa que comando hoje fui eu quem criou”, explica.

Atualmente, Guilherme é CEO da Danki Code, em Florianópolis. “Hoje temos duas empresas que é a Danki Code EAD, que tem mais de 1 milhão de alunos, nela temos mais de 200 cursos, mais voltados para a área de tecnologia. E temos também o nosso setor de IA onde eu desenvolvo aplicativos para o pessoal usar no dia a dia”, pontua.

Gosto pelas lutas

Aos 20 anos foi quando o manezinho passou a se interessar pelo mundo das lutas e iniciou os treino de muay thai, que mantém até os dias de hoje.

Antes disso, ele ainda transitou pelo tênis, onde chegou a jogar profissionalmente.

“Eu tenho meu lado nerd, mas eu consigo virar a chave muito rápido para atuar como empresário ou se vou treinar luta, ativo o modo ‘guerreiro’. Até fiz um vídeo esses dias dizendo que não sou um boxeador, um lutador profissional, sou tipo um guerreiro, faço o que está ali para eu fazer. Esses meus três lados andam em conjunto”, afirma o empresário.

“Luta contra Popó será séria”, garante Grillo

Ao Grupo ND, Grillo garantiu que a luta contra Popó terá toda a seriedade que o esporte exige.

“A gente posta geralmente 5% do treino nas redes sociais, justamente porque está próximo da luta. O que a galera vê ali é apenas uma pequena parte”, diz o empresário.

Guilherme Grillo enfrenta Popó no dia 23 de março – Foto: Danki Fight Show/Divulgação/ND

“No contrato não tem essa de não poder me nocautear ou bater forte. Se ele [Popó] quiser e ir para arrancar a minha cabeça, ele pode tentar. Mas a gente está treinando para isso não acontecer e termos 10 rounds dando um show”, finaliza.

Serviço:

  • O que: Danki Fight Show
  • Quando: 23/3/24, a partir das 15h
  • Onde: Stage Music Park – rodovia Jornalista Maurício Sirotski Sobrinho, 1.050, Jurerê, Florianópolis
  • Quanto: Entre R$ 5 e R$ 1 mil (disponível no site)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.