Floripa e o desconforto de ser uma cidade cara, muito cara

Floripa é uma cidade cara, sabemos. Em junho, considerando a inflação acumulada nos últimos 12 meses, voltamos a registrar o segundo maior índice entre 17 capitais brasileiras. Em maio, éramos a terceira no ranking.

Cidade cara, Florianópolis teve uma das maiores altas de inflação entre capitais

Cidade cara, Florianópolis teve uma das maiores altas de inflação entre capitais – Foto: Reprodução

Atrás apenas de Belo Horizonte (MG), que teve 5,22% de aumento dos preços em 12 meses, Floripa registrou 5,14% de inflação acumulada entre julho de 2023 e junho de 2024.

Olhando apenas para a variação dos preços no primeiro semestre de 2024, Florianópolis também subiu um degrau: foi de 5ª para a 4ª maior inflação, com 2,96%, ultrapassando Recife, que teve 2,62%. Fica atrás de São Luís (4,20%), Aracaju (3,84%) e Belo Horizonte (3,63%).

A conta, o espanto e a conclusão

Um casal florianopolitano que é conhecido pela boa gastronomia foi passar o fim de semana em Joinville, para acompanhar a abertura do maior festival de dança do planeta.

Foram a três restaurantes de alta categoria, não economizaram nos pedidos, nos vinhos e licores. E os três ficaram espantados com o valor da conta: pouco mais da metade do que pagariam em lugares similares em Floripa.

Das duas, uma: ou os restaurantes de Joinville gostam de tomar prejuízo, ou estamos sendo abusivamente explorados aqui na Capital, cidade cara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.