Chuva em SC: precipitação constante traz alerta e causa deslizamentos no Sul do Estado

Constante e em um volume considerável. No fim de semana, a chuva em SC, sobretudo no Sul do Estado, não deu trégua. Com o solo encharcado, deslizamentos de terra foram registrados em alguns municípios da região. Além disso, a previsão aponta continuidade da precipitação, pelo menos, até terça-feira (16).

Chuva no Sul de SC causa deslizamentos de terra – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Municípios com mais chuva em SC

Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil de Santa Catarina, emitidos nos domingo (14), às 17h, Praia Grande foi a cidade que mais registrou chuva em 48 horas: 129 milímetros. Depois, Jacinto Machado (99,4 mm), Sombrio (94,2 mm), Garopaba (87,4 mm), Araranguá (85,4 mm) e Balneário Gaivota (83 mm) completam a lista.

Na madrugada de domingo (14), o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar uma pessoa ilhada em cima de um carro que caiu no Rio Canoas, no bairro Primeiro de Maio, em Orleans. No primeiro momento, a guarnição tentou se aproximar do automóvel com o uso de um colete salva-vidas e um cabo guia, porém, com a intensidade da correnteza, não obteve sucesso.

Em seguida, os bombeiros tentaram lançar um cabo com lifebelt e, novamente, um colete salva-vidas, no entanto, com a distância, os flutuadores não se aproximaram da vítima. A guarnição conseguiu chegar mais perto do homem com uma moto aquática. Após o resgate, ele foi conduzido ao hospital com quadro de hipotermia. Outras duas pessoas, que também estava no veículo, conseguiram sair sozinhas.

Bombeiros resgataram uma pessoa que estava ilhada em cima de um carro dentro do Rio Canoas - Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

1
2

Bombeiros resgataram uma pessoa que estava ilhada em cima de um carro dentro do Rio Canoas – Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Bombeiros resgataram uma pessoa que estava ilhada em cima de um carro dentro do Rio Canoas - Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

2
2

Bombeiros resgataram uma pessoa que estava ilhada em cima de um carro dentro do Rio Canoas – Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Deslizamento de rochas deixou trânsito em meia pista em Orleans

Em Orleans, cujo volume de chuva atingiu 77,2 milímetros em 48 horas, o Corpo de Bombeiros registrou uma ocorrência de deslizamento de rochas na SC-390, na altura no bairro Cond’Eu. Dois veículos, um carro e uma motocicleta, teriam sido atingidos. Conforme a guarnição, pedras obstruíram, parcialmente, a passagem o fluxo, com isso, a rodovia ficou em meia pista.

Pista da SC-390, em Orleans, chegou a ficar em meia pista em função de um deslizamento de pedras – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Após a retirada das pedras menores pela guarnição, com apoio da Secretaria de Infraestrutura, por meio de uma retroescavadeira, as rochas de maior diâmetro e peso foram retiradas. Posteriormente, após desobstrução e limpeza total da via, o trânsito foi liberado. Não houve feridos.

Em Criciúma, apesar da chuva acumulada não ter sido tão intensa quanto os demais municípios citados, também houve danos. Um pequeno deslizamento de terra foi registrado em um barranco com cerca de 20 metros de altura no bairro Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros esteve no local e avaliou os riscos.

Ainda de acordo com a guarnição, havia risco iminente de queda em função de uma grande massa de terra e árvores, que já estavam penduradas apenas pela raiz. Embaixo, há uma residência. Os bombeiros militares solicitaram que os moradores deixassem, por segurança, o imóvel. A Defesa Civil de Criciúma foi acionada e isolou o local.

Previsão para os próximos dias

O tempo nublado deve permanecer em Santa Catarina ao longo desta segunda-feira (15). No entanto, não há mais condições para chuva no Grande Oeste do estado. Lá, são esperadas algumas aberturas de sol no decorrer da tarde. Nas áreas litorâneas, o tempo pode seguir com chuva, devido à atuação da circulação marítima.

Em função da persistência da chuva, combinada às chuvas que ocorreram no final de semana, há risco baixo a moderado para alagamentos e deslizamentos pontuais.

Na terça-feira (16), com a aproximação de instabilidades, combinada ao fluxo de umidade do oceano, há chuva nas áreas centrais ao leste do estado. A precipitação aparece com intensidade fraca a moderada, de forma passageira e sem volumes significativos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.