O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) vai recomendar às prefeituras de Florianópolis e São José um decreto de emergência para o viaduto sob a Via Expressa (BR-282), limite entre as cidades.
O local é conhecido como a “Faixa de Gaza” e, historicamente, registra problemas envolvendo pessoas em situação de rua, além de acúmulo de lixo e descaso por parte de ambas administrações.
A iniciativa partiu de uma série de denúncias que revelam o estado “caótico” de lixo e de pessoas em situação degradante. O MP também leva em conta a recorrência já que, há anos, o problema se mantém insolúvel.
Outro detalhe apontado pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital, aos cuidados de Daniel Paladino, é que a região tem se configurado como ponto de desembarque de pessoas em situação de rua oriundas de outras localidades.
O procedimento será aberto nesta segunda-feira (11) e endereçado aos dois municípios. O objetivo é que o local seja limpo, desinfetado e isolado para evitar que volte a colapsar em cenários de consumo de drogas e até relações sexuais.