O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, busca Famílias Acolhedoras para auxiliar crianças, adolescentes, idosos ou pessoas com deficiência que se encontram afastadas do convívio familiar por decisão judicial ou em situação de extrema vulnerabilidade.

Famílias acolhedoras podem se inscrever. – Foto: Prefeitura/Divulgação/ND

Atualmente, o município conta com o apoio de oito famílias que acolhem 13 crianças ou adolescentes, e outras 23 famílias que acolhem 41 idosos ou pessoas com deficiência.

Entretanto, há uma demanda significativa de aproximadamente 20 crianças e adolescentes que residem em abrigos municipais, mas que poderiam ser acolhidos por famílias.

Recentemente, três idosos foram transferidos para essas famílias acolhedoras, e há uma constante chegada de outros idosos que também poderiam se beneficiar desse tipo de acolhimento, conforme informou a Secretária da Família e Proteção Social, Isabel Trierveiler Machado.

As famílias acolhedoras têm a possibilidade de receber até três pessoas e recebem um subsídio equivalente a um salário mínimo para cada indivíduo acolhido.

Os interessados em participar desse programa podem se inscrever por meio do banner disponível no site da Prefeitura de Chapecó (www.chapeco.sc.gov.br) ou buscar mais informações através do telefone 2049-9243 ou pelo WhatsApp 99814-0595.

Após a inscrição, as famílias passarão por uma avaliação do perfil e, se aprovadas, estarão aptas a receber pessoas para acolhimento.

É importante ressaltar que a Secretaria da Família e Proteção Social também mantém um programa de Família Extensa, onde 45 pessoas são acolhidas por 18 famílias, mantendo um grau de parentesco com os acolhidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.