Ariranhas colocam onça-pintada para correr: ‘um dia do caçador, outro da caça’

Uma sequência de fotos chamou atenção ao mostrar um grupo de ariranhas no momento em que enfrentaram uma onça-pintada. A cena foi capturada no Pantanal e mostrou o embate entre as rainhas da mata e da água.

Uma onça-pintada foi surpreendida no momento da caça por um grupo de ariranhas.  - @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

1
5

Uma onça-pintada foi surpreendida no momento da caça por um grupo de ariranhas. – @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

Uma sequência de fotos chamou atenção ao mostrar um grupo de ariranhas no momento em que enfrentaram uma onça-pintada. - @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

2
5

Uma sequência de fotos chamou atenção ao mostrar um grupo de ariranhas no momento em que enfrentaram uma onça-pintada. – @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

O felino se aproximou do rio, mas ao se deparar com as onças-d'água, acabou levando a pior e saiu corrida. - @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

3
5

O felino se aproximou do rio, mas ao se deparar com as onças-d’água, acabou levando a pior e saiu corrida. – @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

A cena foi capturada no Pantanal e mostrou o embate entre as rainhas da mata e da água. - @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

4
5

A cena foi capturada no Pantanal e mostrou o embate entre as rainhas da mata e da água. – @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

As imagens chamaram atenção pelo embate entre as rainhas. - @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

5
5

As imagens chamaram atenção pelo embate entre as rainhas. – @rafamattosphoto/Internet/Reprodução

O felino se aproximou do rio, mas ao se deparar com as onças-d’água, acabou levando a pior e saiu corrida.

A cena foi registrada pelo fotógrafo Rafael Carvalho de Mattos. Em uma página na internet, Rafael se dedica a produção de conteúdos sobre natura. Ele é formado em Ciência Ambiental pela UFF (Universidade Federal Fluminense).

“Trabalho em equipe é o seu grupo ficar cara a cara com uma Onça-pintada, com alguns centímetros de distância, e mesmo assim a onça não ter a coragem de finalizar o ataque”, escreveu Rafael ao compartilhar as fotos.

Veja o registro do confronto entre ariranhas e a onça-pintada:

Ariranhas são as onças-d’água:

A ariranha, também conhecida como lontra-gigante ou onça-d’água, vive em ambientes de água doce e pode ser encontrada na América do Sul, em países como o Brasil, Peru, Colômbia, Paraguai, Suriname e Venezuela.

A onça-d’água tem o corpo coberto por uma pelagem marrom com uma mancha branca no pescoço, a cauda é achatada para auxiliar na natação. Ela mede entre 1,5 e 1,8 metro.

A ariranha tem hábitos diurnos e alimenta-se de peixes, mas também pode comer crustáceos, moluscos e pequenos vertebrados – como pequenos mamíferos, aves e répteis.

A ariranha está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, como em perigo de extinção.

Em algumas regiões do Brasil, como na Mata Atlântica, ela já está extinta.

As características da onça-pintada:

A onça-pintada é o maior felino das Américas, o terceiro maior felino do mundo, atrás apenas do tigre e do leão. Em média, as onças pesam entre 65 e 100 kg, porém, há registro de machos com 148 kg no Pantanal.

As onças se alimentam de animais de menor porte, como tatus, peixes, quatis e macacos, apesar de terem preferência por animais de médio e grande porte, como veados, jacarés, capivaras e até antas.

Em ambientes desequilibrados, com poucas opções de fauna, esses felinos podem atacar animais de criação, como o gado, de modo a gerar um conflito com fazendeiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.