Operação apreende centenas de cigarros eletrônicos, energéticos e mais de R$ 10 mil em Chapecó

Uma ação da PF (Polícia Federal) nesta quinta-feira (11) apreendeu cerca de 500 cigarros eletrônicos, 256 essências, 144 energéticos, R$ 10,6 mil e outras mercadorias de procedência estrangeira. A Operação PODs X-ONE ocorreu em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

Polícia Federal realizou uma apreensão de cigarros eletrônicos em Chapecó

Cerca de 500 cigarros eletrônicos, 256 essências, 144 energéticos, outras mercadorias de procedência estrangeira foram apreendidos – Foto: Polícia Federal/Divulgação/ND

A polícia cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em duas casas e dois estabelecimentos comerciais de Chapecó.  Os envolvidos responderão pelo crime de contrabando e a pena pode chegar a cinco anos de prisão.

A operação tem o objetivo de combater a propaganda, contrabando e venda ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos também como vape.

A polícia explica que as investigações começaram em março de 2024 após o recebimento de informações por meio da ouvidoria. Os produtos eram vendidos clandestinamente por meio da internet e em estabelecimentos comerciais da região.

Cigarros eletrônicos foram apreendidos em Chapecó

Cigarros eletrônicos foram apreendidos pela PF – Foto: Polícia Federal/Divulgação/ND

Cigarros eletrônicos e vape

A resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e a propaganda de cigarros eletrônicos ou vape.

Conforme a agência, esse produto faz mal à saúde. O regulamento veda a comercialização, mas não o uso, porém, é fortemente recomendado a não utilização.

Mercadorias foram apreendidas durante operação da Polícia Federal – Vídeo: PF/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.