Com risco de nova enchente, Rio do Sul abre mais um abrigo para atender população 

Com a volta da chuva intensa e o alerta do risco de uma nova enchente, a Prefeitura de Rio do Sul abriu um novo abrigo para atender os moradores que precisam deixar suas casas de forma preventiva. Na segunda-feira (8), a cidade registrou a terceira inundação do ano, quando o rio Itajaí-Açu atingiu o pico de 7,39 metros.

Abrigo aberto após enchente em Rio do Sul

Com risco de nova enchente, Rio do Sul abre mais um abrigo para atender população  – Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Reprodução ND

A cidade estava com três abrigos abertos, um no bairro Taboão e dois no Bela Aliança. Agora, mais um espaço foi aberto para atender os desabrigados, no bairro Progresso.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social do município, até às 16h desta quinta-feira (11), 72 pessoas de 20 famílias estavam acolhidas nos abrigos.

A cota de inundação na cidade permanece em 8 metros e a de atenção em 8,5 metros. Às 18h desta quinta-feira (11), o nível do rio estava em 6,22 metros, com mais de 34 mm de chuva acumulado no dia.

O município reforçou que os pedidos de abrigo devem ser solicitados através do telefone 199, que funcionará em plantão 24h na Defesa Civil.

Cidade de Rio do Sul alagada

Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, enfrenta sua terceira enchente no ano – Foto: Rio do Sul do Alto/Reprodução/ND

Confira os abrigos abertos em Rio do Sul

  • Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança – Capela São Sebastião
  • Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança
  • Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
  • Salão do Lions Clube – no bairro Progresso

Defesa Civil de SC emitiu alerta para risco de enchente no Alto Vale

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta com previsão de chuva persistente e volumosa a partir desta quinta-feira (11), com risco de cheias em cidades do Alto Vale do Itajaí

De acordo com a secretaria, por causa do volume de chuva previsto, associado ao solo encharcado, as cidades de Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul poderão atingir níveis de emergência entre a noite desta quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12).

Comportas de barragens foram fechadas

Comportas das barragens Sul e Oeste foram fechadas na noite de quarta-feira (10), a fim de reduzir os níveis dos rios no Alto Vale do Itajaí.

A Barragem Oeste, em Taió, está com todas as sete comportas fechadas. Às 18h20 desta quinta-feira (11), a estrutura estava com 41,63% do reservatório ocupado. Já na Barragem Sul, em Ituporanga, duas das três comportas foram fechadas, com 42,50% da capacidade do reservatório ocupado.

Barragem do Alto Vale

Comportas das barragem de Taió e Ituporanga são fechadas após volume de chuva – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.