‘Ai, mamain’: quem é modelo e influenciadora que viajou o mundo e agora aterrissa em SC

Ela é modelo, criadora de conteúdo e mãe do Bentinho, carinhosamente apelidado pelas “titias” que acompanham a família na internet. Kelin Uess é gaúcha, morou muitos anos fora do Brasil, e agora aterrissa em Joinville, no Norte de Santa Catarina, junto com o filho e o marido Rafael Araújo, novo atleta contratado pelo time de vôlei da cidade.

Conhecida pelos bordões "bom dia, Brasil, boa noite, Japão" e "ai, mamain", a modelos Kelin Uess desembarca no Norte de SC para viver com família

Conhecida pelos bordões “bom dia, Brasil, boa noite, Japão” e “ai, mamain”, a modelos Kelin Uess desembarca no Norte de SC para viver com família – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Natural de Caxias do Sul, município com mais de 463 mil habitantes no Rio Grande do Sul, Kelin iniciou a carreira como modelo ainda no Brasil, em uma cidade que é umas das principais referências no mundo da moda: São Paulo. Como muitas profissionais, ela sonhava em trabalhar nos maiores mercados fora do país, como em Paris e Milão.

A primeira parada internacional como profissional, no entanto, foi Tóquio, a capital do Japão, em 2016. Do outro lado do mundo, a modelo realizou trabalhos para grandes nomes e marcas de moda. Depois, ela também morou em Londres, na Inglaterra; Varsóvia, na Polônia; Doha, no Catar; e Izmir, na Turquia.

Durante todas as mudanças, viagens e trabalhos, Kelin teve o apoio e a companhia do jogador de vôlei Rafael Araújo, que na época era apenas seu namorado. “O Rafael também tinha vontade de jogar fora, e foi aí que decidimos testar, conciliar o namoro com as viagens. Morei nesses países enquanto o Rafael jogava ali, pela Polônia [e outros países da Europa]. São mercados próximos, então a gente sempre teve a oportunidade de se ver nesse meio tempo”, relembra a modelo.

Com a carreira em ascensão, Kelin foi convidada a trabalhar na alta costura de Paris, na França. A partir dessa oportunidade, ela esteve à frente de diversos projetos que a colocaram em um patamar onde conseguia trabalhar em vários locais ao mesmo tempo. Dessa forma, a modelo conciliava a agenda com as viagens para ficar próxima ao namorado.

E como a paixão pela profissão era tão grande, nem durante as férias e folgas Kelin deixava de trabalhar. Os contatos em São Paulo a permitiam participar de projetos importantes durante a estadia no Brasil.

A modelo estampou a capa da Garden Digital - Garden Digital/Reprodução/ND

1
3

A modelo estampou a capa da Garden Digital – Garden Digital/Reprodução/ND

Kelin realizou diversos trabalhos ao redor do mundo, como em Catar - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

2
3

Kelin realizou diversos trabalhos ao redor do mundo, como em Catar – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Em um dos trabalhos no Brasil, Kelin posou para a Vogue, uma das principais referências do mundo da moda - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

3
3

Em um dos trabalhos no Brasil, Kelin posou para a Vogue, uma das principais referências do mundo da moda – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Mudança de carreira

Foram quase nove anos morando e trabalhando fora do Brasil. Durante a pandemia do coronavírus, que iniciou em 2020, o mercado da moda, no entanto, deu uma desacelerada. Foi aí que a modelo decidiu investir em uma atividade diferente.

“Iniciei meio que sem saber. Comecei a colocar a minha cara nos stories, contar sobre a minha vida. Eu estava morando na França, no início da pandemia, quando deu um ‘boom’ na internet, o que casou com isso e foi bom para mim, porque comecei a crescer [nas redes sociais]”, conta, em entrevista exclusiva ao portal ND Mais.

Kelin relembra que foi difícil encontrar o seu nicho na internet, algo que a destacaria de outros criadores de conteúdo e refletiria seus valores como pessoa. Com o amadurecimento da sua imagem nas redes sociais, a influenciadora passou a usar seu alcance para falar sobre maternidade, viagens e sua carreira de modelo.

Chegada do Bento

Ainda durante a pandemia, Kelin e Rafael começaram a conversar sobre a possibilidade de ampliar a família. O casal voltou a morar no Japão, onde o jogador de vôlei atuava com um dos principais atletas de um clube local.

Em 2023, eles retornaram ao Brasil por um motivo especial: o nascimento do primogênito Bento. O pequeno nasceu em Londrina, interior do Paraná, cidade natal de Rafael.

Os primeiros meses do bebê foram no Brasil com Kelin, enquanto aguardavam o processo de visto japonês do novo integrante da família. Aos três meses de vida de Bento, Kelin retornou ao país asiático para apoiar Rafael durante a temporada no time Tokyo Great Bears (Grandes Ursos de Tóquio, em tradução para o português).

Rafael, Bento e Kelin durante a última temporada do Tokyo Great Bears - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

1
3

Rafael, Bento e Kelin durante a última temporada do Tokyo Great Bears – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Família aproveitou as férias nos Emirados Árabes Unidos antes de retornar ao Brasil - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

2
3

Família aproveitou as férias nos Emirados Árabes Unidos antes de retornar ao Brasil – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Família aproveitou as férias nos Emirados Árabes Unidos antes de retornar ao Brasil - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

3
3

Família aproveitou as férias nos Emirados Árabes Unidos antes de retornar ao Brasil – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Durante o período no país asiático, as redes sociais de Kelin cresceram ainda mais e seu bordão “Bom dia, Brasil, boa noite, Japão” viralizou. Tanto que, até hoje, a frase é replicada em diversos comentários nas suas plataformas digitais.

Apenas no Instagram e no Tiktok, Kelin já reúne mais de 904 mil seguidores. No entanto, o protagonismo atual fica quase 100% para o pequeno Bento, que arranca suspiros de fofura dos seguidores.

Vida no Japão

“Encantadora”, é assim que a modelo e influenciadora define a cultura do Japão. O país tem hábitos completamente diferentes do Brasil, mas mesmo assim conquistou um espaço especial no coração de Kelin.

“É apaixonante o jeito que eles se portam, a educação, a segurança do país te impressiona o tempo todo”, conta. No país, Kelin e a família sentiam-se em casa.

“Quando a gente decidiu ir embora, doeu muito no meu coração, porque eu amo muito lá. Mas no nosso momento de vida, com o Bentinho pequeno, fazia sentido voltar ao Brasil e conviver mais com a família”, relata.

Volta ao Brasil

A família Uess-Araújo permaneceu no Japão até o último mês de maio, quando retornaram ao Brasil. A mudança acompanha a oportunidade de Rafael jogar no Joinville Vôlei, um dos clubes mais prestigiados do país. O atleta integra a equipe como oposto e já iniciou na pré-temporadora do time joinvilense.

Já para Kelin, estar no município significa futuras oportunidades como criadora de conteúdo e influenciadora digital. A carreira permite mais do que reconhecimento ou estabilidade financeira, mas sim a oportunidade de participar diariamente da vida e dos cuidados com o filho.

Agora com 11 meses, Bento já acompanha as aventuras da mãe e do pai. Na internet, o bordão “ai, mamain” também viralizou. Essa é a forma descontraída que Kelin fala com o pequeno durante os “vlogs” de dia a dia.

O pequeno completou 11 meses no último dia 30 - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

1
2

O pequeno completou 11 meses no último dia 30 – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Com menos de um ano, Bento já morou em três cidades: Londrina, Tóquio e Joinville - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

2
2

Com menos de um ano, Bento já morou em três cidades: Londrina, Tóquio e Joinville – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Maternidade e transformação

Kelin conta que, durante o período que morou fora, a maior dificuldade da maternidade era a inexistência de uma rede de apoio. “Foi bem difícil, bem desgastante, mas também me transformou de uma maneira… Hoje eu vejo assim: nossa, tem que ser algo muito grande para me derrubar, porque eu já passei por bastante coisa”, diz a influenciadora.

Apesar dos obstáculos, o laço entre mãe e filho ficaram ainda mais fortes com a proximidade. “Bento e eu somos uma pessoa só. Eu não sabia que dava para amar tanto alguém”, garante.

Agora em Joinville, a família fica entre dois Estados importantes: Rio Grande do Sul, onde moram os parentes de Kelin, e Paraná, onde vivem os familiares de Rafael.

Estar próximo às famílias permite uma rede de apoio mais forte para que Kelin amplie seus projetos. “Eu gostaria de voltar a trabalhar como modelo”, revela.

Kelin também afirma que, com a mudança para o Norte catarinense, a família poderá aproveitar um local seguro e tranquilo para criar Bento.

Kelin e Bento durante a temporada em Tóquio - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

1
2

Kelin e Bento durante a temporada em Tóquio – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Kelin e Bento durante a temporada em Tóquio - Arquivo pessoal/Reprodução/ND

2
2

Kelin e Bento durante a temporada em Tóquio – Arquivo pessoal/Reprodução/ND

Assista à entrevista da modelo na NDTV Record

Adicionar aos favoritos o Link permanente.