Neste sábado (9), Florianópolis despediu-se da draga holandesa Lesse, marcando o encerramento do maior engordamento já realizado na capital catarinense em um tempo recorde. Em apenas 44 dias, a Prefeitura, em colaboração com a Secretaria de Transporte e Infraestrutura, concluiu a expansão da faixa de areia em Jurerê.

Draga holandesa vai embora após 44 dias de serviço em Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMF
Com um investimento total de R$ 24,79 milhões, metade proveniente do governo do Estado, a obra foi conduzida pela empresa DTA Engenharia e contou com a draga Lesse, que dragou uma média de 12 mil metros cúbicos de areia por dia.
Engordamento estende em 3,38 km a faixa de areia
O engordamento de Jurerê estendeu a faixa de areia em 3,38 km, beneficiando os frequentadores da praia com uma área renovada e ampliada.
O trabalho da draga Lesse, que ocorreu 24 horas por dia, foi essencial para a escavação da areia do fundo do mar, sem causar transtornos ambientais significativos.
Draga não interferiu em redes de pesca
Uma curiosidade notável foi a limpeza das águas, evidenciada pelo fato de que a draga não interferiu em redes de pesca ou cabos de aço durante o processo.

A draga chegou a Jurerê no dia 26 de janeiro – Foto: Leonardo Sousa/PMF
Além de contribuir para a preservação do ambiente marinho, a conclusão da obra de engordamento a praia de Jurerê agora conta com uma faixa de areia inicial de 40 metros de largura em toda a extensão contemplada.
Espera-se que, ao longo dos próximos sete anos, essa faixa se estabilize em 30 metros, conforme o processo natural de conformação pela maré meteorológica.