Terceira enchente do ano: mais de 50 pessoas continuam acolhidas em abrigos de Rio do Sul

A cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, amanheceu com mais uma enchente nesta segunda-feira (8) e diversas pessoas precisaram procurar pelos abrigos disponibilizados pelo município.

Abrigo montado em Rio do Sul para receber vítimas de enchente

Terceira enchente do ano: mais de 50 pessoas continuam acolhidas em abrigos de Rio do Sul – Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Reprodução ND

Esta é a terceira enchente enfrentada pela cidade em 2024, que ocorre devido ao alto volume de chuva que caiu sobre a região durante o final de semana.

O nível do rio Itajaí-Açu chegou a atingir o pico de 7,39 metros por volta das 4h desta segunda-feira (8).

Conforme a Defesa Civil de Rio do Sul, o volume de chuva no fim de semana superou os 100 milímetros em cidades como Ituporanga, Agrolândia, Aurora, Vidal Ramos, Alfredo Wagner e Trombudo Central, regiões que contribuem com a bacia do rio.

Alagamento na cidade de Rio do Sul visto do alto

Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, enfrenta sua terceira enchente no ano – Foto: Rio do Sul do Alto/Reprodução/ND

Mais de 50 pessoas continuam desabrigadas devido à enchente

Três abrigos em Rio do Sul estão abertos e atendendo moradores que precisaram sair de casa de forma preventiva, sendo dois no bairro Bela Aliança e um no bairro Taboão

Atualmente, segundo a Prefeitura de Rio do Sul, 13 famílias estão acolhidas. Ao todo, 56 pessoas precisaram deixar suas casas e não há estimativa de quantas estão desalojadas.

Ainda conforme o município, a Secretaria de Assistência Social faz o acompanhamento das famílias, disponibilizando kits de limpeza para uso no local.

A orientação para os acolhidos nos abrigos é que aguardem nova ordem da Defesa Civil para retornarem às suas casas, já que há previsão de chuva persiste para esta semana.

A Prefeitura Municipal ressaltou que a solicitação de abrigo deve ser feita para a Defesa Civil pelo telefone 199, para que assim seja possível fazer o gerenciamento da quantidade de pessoas e equipamentos para serem levados aos locais.

Conforme dados da Defesa Civil da cidade, às 17h15 desta segunda-feira (8), o nível do rio baixou para 6,93 metros. A cota de inundação segue em 8 metros e a de atenção em 8,5 metros.

Rua em Rio do Sul alagada devido à chuva intensa

Ruas do bairro Bela Aliança, na região da Cohab – Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Reprodução ND

Locais abertos para receber pessoas e móveis

  • Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança (Capela São Sebastião)
  • Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança
  • Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.