Investir em imóveis ou aplicar em CDI? Entenda qual investimento é mais vantajoso

Investir em imóveis; CDI

Investir em imóveis oferece uma valorização estável e contínua, sendo uma alternativa segura e rentável para investidores – Foto: Rottas Construtora/Divulgação

Aplicar seu dinheiro em imóveis se tornou um dos grandes debates no mundo das finanças. Por isso, para entender se vale a pena investir em imóveis, é necessário fazer uma comparação entre esses bens e outros ativos que rendem até 100% do CDI.

O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa de referência do mercado financeiro brasileiro. Utilizado como parâmetro para diversas aplicações de renda fixa, o CDI reflete a taxa básica dos juros, a famosa Selic. Por sua estabilidade e confiabilidade, muitos investimentos, como CDBs (Certificado de Depósito Bancário) e fundos DI, são atrelados a ele, sendo um importante indicador para os investidores.

Mateus Marques, superintendente de vendas da Rottas Construtora e Incorporadora em Santa Catarina, explica que um imóvel padrão da empresa pode se valorizar em cerca de 15% ao ano, como aconteceu com o empreendimento Porto Blumen. Por outro lado, o CDI em 2023 foi de 13,3% e a perspectiva é de queda para 2024, já que os investimentos estão rendendo menos de 1% ao mês.

Esse cenário fica ainda mais claro de acordo com o estudo “Valorização do Imóvel no Brasil”, que foi realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) entre 2012 e 2022, investir em imóveis vale a pena e chega a ser mais vantajoso do que aplicar em outros investimentos de renda fixa e variável.

Investir em imóveis; CDI

O empreendimento Porto Blumen da Rottas Construtora é um exemplo de valorização imobiliária em Joinville – Foto: Rottas Construtora/Divulgação

Nesses 10 anos de levantamento, a Abrainc informou que os imóveis valorizaram, em média, mais de 12% ao ano. Em segundo lugar, encontram-se os Investimentos de Renda Fixa em CDB que utilizam o CDI como base, com 8,6%, e por último a tradicional Poupança, com menos de 6% ao ano.

“Por isso, podemos dizer que comprar imóveis é uma maneira muito tradicional e consagrada de investir. Historicamente os imóveis tendem a valorizar ao longo do tempo, especialmente em áreas de crescimento econômico”, afirma Marques.

Investir em imóveis vale a pena? Especialista explica como se planejar para comprar seu primeiro imóvel e gerar lucro

O sonho da casa própria ainda é um dos mais recorrentes na vida de quem mora no Brasil. De acordo com o Censo de Moradia QuintoAndar, realizado com a colaboração do Instituto Datafolha em 2022, 87% dos brasileiros desejam ter um imóvel próprio.

Por sua vez, um dado que chama ainda mais a atenção foi a vontade dos jovens de adquirir um imóvel em seu nome. Segundo a empresa, 91% dos entrevistados entre 21 e 24 anos afirmaram que querem uma casa própria.

Para as pessoas nesta faixa etária, Mateus Marques explica que “é muito importante que o jovem que deseja comprar imóvel próprio se planeje. Então, que ele aprenda um pouco, pelo menos, de finanças, de investimento e do mercado imobiliário como um todo para entender os locais em desenvolvimento, as perspectivas de valorização das regiões, entre outros dados”. Ainda segundo o especialista, é possível encontrar esse aprendizado em livros, cursos e até em consultorias imobiliárias.

O segundo passo é definir metas. Marques afirma que é necessário ter algumas informações em mente antes de procurar um imóvel para comprar, como quando esta transação será efetuada e, principalmente, qual o objetivo dessa aquisição: moradia própria, ganhar renda com aluguel ou vender no futuro.

Com tudo isso em mente, é preciso entender como a compra será realizada. O superintendente de vendas da Rottas Construtora e Incorporadora em Santa Catarina explica que é recomendado juntar uma poupança inicial para quitar como entrada. “Hoje em dia é possível parcelar a entrada dos imóveis em até 100% para o cliente, mas uma quantia inicial significativa pode abaixar o valor das parcelas que o cliente irá pagar”, revela o especialista.

Alugar ou vender? Entenda a diferença entre as captações de renda com imóveis

Mas os imóveis podem gerar lucro apenas quando são vendidos? Não, afinal, muitas pessoas utilizam a locação desses bens para ganhar renda todos os meses. Para entender qual estratégia pode ser mais vantajosa para você, é necessário conhecer o seu tipo de investidor e, é claro, qual a sua necessidade no momento.

Marques explica que, quando você vende o um imóvel, o ganho de capital é imediato. “Portanto, a venda desse bem pode proporcionar um grande montante de dinheiro em um curto período de tempo, especialmente se esse imóvel estiver valorizado significativamente”, pontua o especialista. Quem deseja vender o seu imóvel também fica despreocupado com a gestão deste bem, como manutenção, taxas e impostos.

Por outro lado, alugar um imóvel é sinônimo de renda passiva, ou seja, um lucro mensal certo e que não exige esforço da sua parte para conquistá-lo. Mateus Marques explica que essa é uma ótima opção para os investidores que buscam um fluxo de caixa contínuo. “Vale ressaltar que a valorização deste imóvel também é contínua, então enquanto o imóvel é alugado, ele continua a valorizar, aumentando o valor do seu patrimônio”, finaliza o superintendente de vendas.

Conheça a Rottas e confira as vantagens de adquirir seu primeiro imóvel com a construtora

Investir em imóveis; CDI

A Rottas Construtora oferece diversas vantagens para quem deseja adquirir seu primeiro imóvel, como opções de parcelamento flexíveis – Foto: Rottas Construtora/Divulgação

No mercado há mais de 14 anos, a Rottas Construtora e Incorporadora já conta com mais de 7 mil unidades e mais de 400 mil metros quadrados de obras em seu portfólio. Atualmente, a empresa atua em cidades do Paraná, como em Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Caiobá. A Rottas também está presente em Joinville, Santa Catarina, com os empreendimentos Porto Blumen, Porto Garten e MEO Anita.

Marques ressalta a variedade de imóveis presente no portfólio da Rottas, o que torna a empresa uma grande aliada de quem deseja conquistar o seu primeiro imóvel, seja para moradia ou para investimento. “De casas a apartamentos, de alto a médio padrão, todos os projetos são planejados e assinados, gerando valor para o seu bem e promovendo a sua valorização”, revela o especialista.

Outro benefício é a possibilidade elevada de parcelar o seu imóvel. Segundo Marques, em alguns casos, é possível que todo o investimento seja parcelado, ou seja, sem depender de um valor de entrada. Sendo assim, o investidor desprende pouco capital com parcelas justas e que cabem no seu bolso.

A Rottas se preocupa em desenvolver seus projetos em locais em constante desenvolvimento, gerando uma valorização certa para seus imóveis. Se ficou interessado em conhecer as alternativas da empresa, entre no site da Rottas em www.rottasconstrutora.com.br/rottas e procure a ajuda dos seus especialistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.