Peixe faz xixi?: conheça algumas curiosidades sobre os animais aquáticos

Os animais aquáticos têm muitas características específicas e alguns tutores podem ter questionamentos curiosos sobre eles. Um deles, o mais comum, é se peixe faz xixi, bebe água ou até mesmo dorme.

Peixe colorido em aquário

Curiosidades sobre os animais aquáticos – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Os peixes bebem água?

Por viverem em ambientes aquáticos, pode-se pensar que os animais nadadores não precisam ingerir líquido. Porém de acordo com o Portal Petz, a hidratação é essencial para a sobrevivência e o bom funcionamento do corpo de todos os seres vivos.

Os peixes dormem?

Uma das maiores dúvidas sobre esses animais aquáticos é se eles conseguem dormir, pois não fecham os olhos pela ausência de pálpebras.

Os peixes realmente não dormem da forma convencional como os outros animais, que se deitam e fecham os olhos, mas eles ficam inativos (estáticos), flutuando e com as nadadeiras paradas. Isso é mais fácil de identificar nas espécies que vivem em aquários.

Mesmo dormindo, os peixes se mantêm em estado de alerta para fugir caso seja necessário já que na natureza, eles são presas fáceis de  animais maiores.

Os animais aquáticos têm memória curta?

Você já deve ter ouvido a expressão “memória de peixe” para alguma pessoa que esquece das coisas facilmente. Contudo, essa ideia não representa a realidade dos peixinhos.

Uma pesquisa realizada com peixes-dourados de aquário usou comida associada a um som específico para testar a memória da espécie. Depois de passar um tempo com a “nova rotina”, eles foram colocados em outro tanque por cinco meses.

Depois do período em “outro lar”, eles retornaram ao tanque original e ainda associavam o sinal sonoro à alimentação, dirigindo-se ao local onde comiam toda vez que o escutavam.

Animais aquáticos: peixe colorido em aquário

Memória de peixe foi testada em pesquisa – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Afinal, os peixes fazem xixi?

Os animais aquáticos também precisam beber água. Quando o líquido está em excesso no organismo, juntamente com as sujidades, ele precisa ser eliminado de alguma forma.

Assim como todos os animais vertebrados, o peixe produz a urina por meio da filtração do sangue pelos rins e pela ingestão de água. A bexiga urinária armazena o conteúdo e elimina ele no ambiente aquático.

Os que vivem no ambiente marinho têm urina mais concentrada, pois não podem perder muito líquido, devido ao habitat. Já os peixes de água doce eliminam um xixi mais diluído, pois não precisam reter muito líquido.

Essa diferença na concentração da urina se deve ao meio em que cada peixe vive.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.