Gás que vazou em estação de tratamento de SC é arma de guerra; entenda

Um vazamento de produto perigoso mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros em Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (4). O incidente ocorreu na Estação de Tratamento de Água da cidade.

Gás cloro vazou de estação de tratamento em SC

Incidente aconteceu na cidade de Monte Castelo – Foto: Corpo de Bombeiros/Reprudução/ND

As equipes foram acionadas por volta das 9h49 e identificaram que o produto era gás cloro. Os bombeiros isolaram a área em um raio de 100 metros e iniciaram a contenção do vazamento.

Dois cilindros com cerca de 4 mil litros do produto foram fechados e o vazamento contido sem maiores riscos, segundo os bombeiros. O produto, porém, é altamente perigoso e usado como arma de guerra.

Gás cloro foi usado na 1ª Guerra Mundial

A primeira vez que o gás cloro foi usado como arma química em uma guerra foi em 1915, quando 160 toneladas do produto foram lançadas a partir das trincheiras alemãs na 1ª Guerra Mundial.

O ataque ocorreu na região de Ypres, cidade da Bélgica, no dia 22 de abril. Com o poder de transformar a água da mucosa dos pulmões em ácido hidroclorídrico, o gás cloro gerava dores terríveis, tirava soldados de combate e podia matar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.