Adeus, pigarro! Antídoto natural acaba com a gripe e a tosse

O tomilho pode ser muito mais que um tempero culinário. Seu chá possui diversos benefícios para a saúde respiratória em geral. Segundo a nutricionista Patricia Leite, o “antídoto” natural melhora o funcionamento dos pulmões e ajuda a regular a pressão arterial.

Pessoa fazendo chá de tomilho que acaba com o pigarro

Chá de tomilho faz muito bem para a saúde respiratória e acaba com o pigarro e a tosse chata – Foto: Freepik/IA/ND

Chá acaba com o pigarro

O tomilho, por ser rico em timol natural, oferece suporte significativo ao sistema respiratório. Segundo a nutricionista, o composto ajuda a suprimir a tosse, o pigarro, melhorar a respiração e pode ser um aliado no tratamento de condições como bronquite e asma.

Porém, a especialista alerta que ninguém deve jamais trocar medicamentos prescritos por chás, ela enfatiza que eles são apenas uma ajuda complementar.

Outro benefício do tomilho, é o seu efeito na saúde do coração e na regulação da pressão arterial. Estudos sugerem que o tomilho pode contribuir para a redução do colesterol e oferecer suporte ao sistema gástrico, estimulando a produção de muco protetor no estômago, útil para aqueles que sofrem de gastrite ou acidez estomacal.

Tomilho

Tomilho contribui para a redução do colesterol – Foto: rawpixel.com/ND

Chá de tomilho tem propriedades antimicrobianas

O tomilho é considerado um poderoso antimicrobiano, eficaz na redução de bactérias e fungos. A nutricionista contou que muitas pessoas fazem gargarejos e bochechos com chá, justamente por melhorar a saúde bucal e cutânea.

A especialista, ainda, revela que o chá de tomilho é rico em carvacrol, um composto que ajuda a melhorar o humor e reduzir a ansiedade, por isso é uma opção natural muito benéfica para a saúde mental.

Como fazer o chá de tomilho

Chá de tomilho

Descubra como fazer o chá de tomilho e acabar com a tosse- Foto: Freepik/ND

Segundo a nutricionista, basta adicionar uma colher de chá de tomilho para cada xícara de água fervente, deixando em infusão por alguns minutos antes de consumir.

O chá pode ser consumido morno ou frio, sem necessidade de adoçantes adicionais, mas para aqueles com problemas na garganta a nutricionista recomenda adicionar um pouco de mel.

Confira o vídeo da especialista:

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar

Adicionar aos favoritos o Link permanente.