Três cidades concentram quase metade das novas vagas de emprego de SC; veja quais

Joinville, Itajaí e São José são as três cidades catarinenses que lideram o ranking de novas vagas de emprego no Estado. Os dados, que contabilizam as vagas preenchidas entre janeiro e maio deste ano, são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e foram divulgados pela Fecam (Federação Catarinense de Municípios).

84.481 novas vagas de emprego foram preenchidas em Santa Catarina entre janeiro e maio deste ano - Foto: Reprodução/iStock

84.481 novas vagas de emprego foram preenchidas em Santa Catarina entre janeiro e maio deste ano, aponta levantamento da Fecam – Foto: Reprodução/iStock

Cidades que representam quase metade das novas vagas de emprego em SC

Nos primeiros cinco meses do ano, Joinville gerou 8.338 novos empregos, enquanto Itajaí gerou 6.870 e, São José, 3.223. Juntas, as três cidades representam cerca de 22% dos empregos gerados em Santa Catarina durante o período.

Já no mês de maio, a liderança no estado ficou com Itajaí. Na cidade, foram 768 novos empregos nesse mês, enquanto em Joinville foram 663 e, em São José, 490. Em maio, as três cidades representam cerca de 45% dos empregos gerados no Estado.

“Este notável desempenho é um reflexo do comprometimento e da competência das administrações desses três municípios, que trabalham incansavelmente para promover o desenvolvimento econômico e a geração de oportunidades”, parabenizou a Fecam.

Joinville é a cidade que mais gerou empregos em Santa Catarina nos primeiros cinco meses de 2024 - Foto: Divulgação/Visite Joinville

Joinville é a cidade que mais gerou empregos em Santa Catarina nos primeiros cinco meses de 2024 – Foto: Divulgação/Visite Joinville

Setores que mais contratam no Estado

No somatório das vagas geradas entre janeiro e maio deste ano, o setor de Atividades Administrativas e Serviços Complementares foi o que mais contratou dentro destas cidades.

Entre essas atividades e serviços, estão: limpeza em prédios e domicílios, serviços de escritório e apoio administrativo, locação de mão-de-obra, seleção e agenciamento de mão-de-obra, vigilância e segurança privada, gestão de recursos humanos, entre outros.

Limpeza em prédios e domicílios está entre as atividades que mais contrataram, com mais de 16 mil novas vagas entre janeiro e maio deste ano em SC – Foto: Reprodução/Adobe Stock

O grau de instrução que mais foi contratado em todo o Estado é o médio completo, com 24.259 homens e 21.657 mulheres, aproximadamente 54% do total de novas vagas de emprego preenchidas no período.

Ainda, a faixa etária com mais contratações foi entre 18 a 24 anos, com 35.548 novas vagas de emprego preenchidas, cerca de 42% do total.

“Santa Catarina é hoje um Estado que impulsiona a criação de empregos. Sabemos que, mês a mês, vários municípios irão se destacar porque é um esforço coletivo que envolve planejamento, investimento e comprometimento”, destacou Adriano Caldas, diretor-executivo da Fecam.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.