4 riscos que você corre ao calibrar os pneus de seu carro incorretamente e você não sabia

 

Você sabia que calibrar pneu de carro incorretamente pode trazer sérias consequências? Além de diminuir a vida útil dos pneus e aumentar o consumo de combustível, acidentes graves podem ocorrer. Veja abaixo!

Empresa de pneus explica quais são os principais riscos de fazer uma calibragem de forma incorreta – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Um caso trágico foi registrado na tarde desta terça-feira (3) após um caminhoneiro ser atingido por um pneu enquanto estava em uma borracharia na cidade de Padre Bernardo, em Goiás.

Homem que morreu com impacto de pneu em Goiás ao lado de pneu que provocou sua morte

O homem morreu no local do acidente após sofrer impacto com pneu – Foto: Prefeitura de Padre Bernardo/Divulgação/ND

A vítima, de 40 anos, se chamava Edson Rodrigues de Jesus e era conhecida como “Breno” pelos moradores da cidade, segundo informações do portal R7.

 

Para evitar acidentes desse tipo, alguns cuidados são necessários na hora de calibrar pneus, segundo a fabricante de pneus Pneubest. Veja abaixo quais são!

Quais são os riscos de calibrar pneu de carro incorretamente?

Homem parafusando pneu para não ter risco de calibrar pneu de carro errado

Os riscos são vários, mas listamos os quatro mais perigosos que podem trazer consequências desastrosas ao calibrar pneu de carro de forma errada – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Pneu pode sair da roda

Calibrar pneu de carro errado pode causar o escape do objeto, especialmente se o veículo estiver muito pesado e em uma curva acentuada.

Carro pode capotar

com os pneus murchos, o carro pode ter dificuldades de se segurar no chão, aumentando o risco de capotamento. Pneus mal calibrados também podem dobrar e sofrer danos sérios.

Os riscos de calibrar pneu errado vão de aquaplanagem a voos inusitados – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Pneu pode sofrer danos por impacto

Calibrar pneu de carro errado pode causar sensibilidades e danos laterais por impacto e podem desenvolver bolhas. Se essas bolhas explodirem, o pneu pode se tornar inutilizável.

Seu carro fica suscetível à aquaplanagem

Pneus murchos aumentam o risco de aquaplanagem em pisos molhados, pois ficam mais suscetíveis a deslizamentos.

O gatilho para a aquaplanagem ocorre quando o acúmulo de água à frente do pneu é maior que a capacidade de dispersão do veículo. Dessa forma, qualquer variação na pressão pode acarretar alterações desastrosas no comportamento do veículo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.