Estudo revela que uso de Ozempic eleva chances de cegueira

Um estudo realizado por oftalmologistas da Escola Médica de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que pacientes que usam os ingredientes ativos do Ozempic, a semaglutida, têm uma probabilidade maior de serem diagnosticados com neuropatia óptica isquêmica anterior.

Pacientes que usam o remédio possuem mais chances de desenvolver problemas com cegueira – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Para quem não sabe, a neuropatia óptica isquêmica anterior é uma lesão do nervo óptico causada pela obstrução do suprimento sanguíneo, podendo resultar em cegueira.

As pessoas sofrem com perda repentina de visão em um olho, sem dor, segundo o oftalmologista Joseph Rizzo da Escola Médica de Oftalmologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, responsável pelo estudo.

Pacientes que usam Ozempic têm mais chances de desenvolver cegueira

Os especialistas indicam que em cada 100 mil pessoas, 10 são afetadas com o problema – Foto: Reprodução/Portal Minha Vida/ND

Pacientes diabéticos que usam Ozempic têm quatro vezes mais chances de desenvolver o problema, enquanto aqueles com sobrepeso têm sete vezes mais chances de desenvolver a doença.

Conforme Rizzo, o uso desses medicamentos está aumentando em países industrializados e proporciona muitos benefícios à saúde; no entanto, a neuropatia óptica isquêmica anterior deve ser apontada como um efeito colateral.

Acredita-se que o problema afete 10 em cada 100 mil pessoas na população mundial.

Ozempic pode ajudar a perder peso, mas efeitos colaterais não podem ser descartados

O especialista afirma que, embora essas injeções ajudem na perda de peso, elas apresentam uma série de efeitos colaterais. Alguns pacientes relataram náuseas, diarreia, constipação, dor de cabeça e tontura.

Caneta Ozempic ficou amplamente conhecida após virar ‘moda’ entre pessoas que buscavam reduzir o peso de forma rápida – Foto: Reprodução/Ozempic -fabricante/ND

Além disso, a frequência e a gravidade dos efeitos colaterais podem variar, e algumas pessoas podem não sentir nenhum.

Os efeitos a longo prazo dos medicamentos injetáveis para perda de peso ainda estão sendo estudados, e o perfil de segurança desses medicamentos por períodos prolongados ainda é desconhecido.

Especialistas afirmam que o Ozempic ainda pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca, ataque cardíaco, derrame, dependência, Parkinson e até Alzheimer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.