A Praça Luiz Pedro de Medeiros, em Tubarão, no Sul do Estado, ficou às escuras após um furto de fiação elétrica na quarta-feira (6). O espaço fica em frente à Igreja São José Operário, no bairro Oficinas. A Gerência de Iluminação Pública da cidade informou já tomou as devidas providências.
No entanto, apesar disso, a iluminação deve ser restabelecida somente durante esta sexta-feira (8). A administração municipal ainda alertou que esse foi o segundo ato de vandalismo que resultou na falta de energia elétrica em Tubarão.
No mesmo dia do furto nos arredores da Praça Luiz Pedro de Medeiros, a ponte Prefeito Paulo Osny May também ficou sem iluminação em função de um roubo de fiação do sistema elétrico. Essa foi a terceira vez, conforme informações da prefeitura.
Ponte também foi alvo de furto de fiação elétrica
O caso aconteceu na madrugada de quinta-feira (7). A Gerência de Iluminação Pública também foi acionada e iniciou os trabalhos tão logo o problema foi detectado. O último registro aconteceu no começo de fevereiro e deixou o local às escuras.
Segundo o gerente da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública), Dionísio de Quadros, casos como esses geram muitos transtornos ao município.
“Por conta desse problema, é preciso deslocar uma equipe completa para reparar os danos. Isso acaba comprometendo o nosso cronograma de trabalhos e muitos reparos deixam de ser solucionados na cidade, além de gerar prejuízos aos cofres do município. Precisamos estudar um meio para acabar com os furtos nesses locais”, enfatiza.

É a terceira vez que a ponte é alvo de furto de fiação elétrica – Foto: Divulgação/Prefeitura de Tubarão/ND
Outros locais também foram alvos de furto de fiação elétrica em Tubarão. No início de dezembro de 2023, a ponte Orlando Francalacci (ponte do Quartel) também passou pela mesma situação. Em agosto do mesmo ano, foi a vez da na ponte Manoel Alves dos Santos (ponte do Morrotes).