Hematoma subdural: o que é a emergência médica que matou Akira Toriyama, criador de Dragon Ball

O criador da franquia Dragon Ball, o japonês Akira Toriyama teve a morte anunciada nesta sexta-feira (8). Toriyama morreu devido a um hematoma subdural agudo, mas você sabe o que é essa emergência médica?

O hematoma subdural é o acúmulo de sangue no cérebro, na região localizada entre o encéfalo e o crânio.

Mulher apresenta sintomas de hematoma subdural

Mulher apresenta sintomas de hematoma subdural como traumas e lesões na cabeça – Foto: Freepik

Causas do hematoma subdural

Segundo a médica neurologista Gisele Sampaio Silva, o problema é causado por traumas e lesões na cabeça, como acidente de carro, golpe na cabeça, queda e em casos raros o problema pode ocorrer após uma punção lombar

“Quadros crônicos são mais comuns em pessoas com alcoolismo, idosos e pessoas que administram medicamentos anticoagulantes ou antiplaquetários”.

Segundo a neurologista, existem dois tipo de hematoma subdural: o agudo e o crônico.

Hematoma subdural agudo ocorre por causa de uma lesão grave na cabeça e é o tipo mais perigoso

Hematoma subdural agudo ocorre por causa de uma lesão grave na cabeça e é o tipo mais perigoso – Foto: Reprodução/egionalneurological/ND

Quando ocorre?

O hematoma subdural agudo ocorre por causa de uma lesão grave na cabeça e é o tipo mais perigoso. Normalmente, os sintomas surgem dentro de minutos ou poucas horas após a lesão.

Já o caso do hematoma subdural crônico ocorre devido a um trauma menor na cabeça e os sintomas surgem gradualmente e podem levar semanas, meses ou anos para aparecer.

Sinais

Os sintomas do hematoma subdural variam de acordo com a sua extensão, idade da pessoa e outras condições médicas do paciente. “Quando o sangramento é repentino e severo, pode ocorrer a perda de consciência imediatamente”, aponta a neurologista.

Em casos menos graves, o indivíduo pode parecer bem nos dias após a lesão na cabeça, mas lentamente se tornar confuso e, então, ficar inconsciente.

Diagnóstico

O diagnóstico do hematoma subdural pode ser feito através de uma tomografia computadorizada do cérebro ou de uma ressonância magnética.

Diagnóstico do hematoma subdural pode ser feito através de uma tomografia computadorizada do cérebro ou de uma ressonância magnética 

Diagnóstico do hematoma subdural pode ser feito através de uma tomografia computadorizada do cérebro ou de uma ressonância magnética – Foto: Dive-SC/Reprodução

Os exames permitem aos médicos avaliarem as veias do cérebro e do crânio. Um hemograma também pode ser realizado para checar a quantidade de glóbulos brancos e vermelhos e plaquetas.

A neurologista aponta ainda que um exame físico para avaliação da pressão arterial e frequência cardíaca sempre deve ser realizado.

Tratamento

O tratamento de hematomas subdurais depende da gravidade do problema. Em casos mais graves, onde o cérebro apresenta um inchaço e aumento de tamanho, é necessário que seja feita uma cirurgia para reduzir a pressão no local.

Nos casos mais leves são acompanhados pela equipe médica, que também avalia a necessidade de tratamento medicamentoso, como o uso de anticonvulsivos e corticoides para o alívio de complicações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.