Eleições 2024: quem são os pré-candidatos a prefeito de Joinville

A disputa eleitoral para prefeito de Joinville tem, até o momento, cinco pré-candidatos oficializados por partidos. O pleito no primeiro turno está marcado para 6 de outubro, com votação a partir das 8h até às 17h, considerando o horário de Brasília.

05

Joinville escolherá prefeito e vereadores em outubro

Pré-candidaturas começam a ser definidas em Joinville – Foto: Carlos Jr/ND

Os pré-candidatos são pretensos concorrentes na corrida eleitoral de 2024. Eles precisam ter os nomes aprovados em convenções partidárias, que ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. O registro na Justiça Eleitoral vai até 15 de agosto.

Esta reportagem será atualizada em caso de um novo pré-candidato ser oficializado por partido. 

Quem são os pré-candidatos a prefeito de Joinville

  • Adriano Silva (NOVO)
  • Anelísio Machado (Progressistas)
  • Carlito Merss (PT)
  • Rodrigo Bornholdt (PSB)
  • Sargento Lima (PL)

Adriano Silva (NOVO)

Adriano Bornschein Silva, 46, é empresário e filiado ao Novo. Atual prefeito de Joinville, venceu a eleição de 2020, a primeira que concorreu na carreira. Silva deve ir a reeleição em 2024, ao lado da atual vice-prefeita, Rejane Gambin.

Adriano Silva – Foto: Felipe Bambace/NDTV

Anelísio Machado (Progressistas)

Anelísio Machado, 59, é empresário e proprietário de uma conhecida instituição de qualificação profissional. Filiado ao Progressistas, deve concorrer com chapa pura e está em negociações para definição de um nome para vice.

Anelísio Machado – Foto: Divulgação/ND

Carlito Merss (PT)

Carlito Merss, 68, é economista e ex-prefeito de Joinville, eleito em 2008. Filiado ao PT, Merss também foi deputado federal entre 1999 e 2009. Disputará a eleição deste ano com a federação formada por PT, PCdoB e PV e está em busca do apoio de outros partidos de centro-esquerda.

Carlito Merss (PT) – Foto: Fabrício Porto/ND

Rodrigo Bornholdt (PSB)

Rodrigo Meyer Bornholdt, 53, é advogado, filiado ao PSB. Já foi vice-prefeito de Joinville entre 2005 e 2008, além de ocupar o cargo de procurador do município na década de 1990. Até o momento, não há informação sobre um nome para vice.

Rodrigo Bornholdt – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Sargento Lima (PL)

Carlos Henrique de Lima, 51, é deputado estadual pelo PL, em seu segundo mandato consecutivo. Em janeiro assumiu o cargo de secretário de estado da Segurança Pública, do qual se afastou em maio. Lima terá Fabi Venera como vice, em chapa pura.

Sargento Lima – Foto: Vicente Schmitt/Agência AL/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.