Selfies perigosas: relembre casos em que a busca pelo clique perfeito acabou mal

Em 21 de junho é celebrado o Dia Mundial da Selfie. Essas fotos têm o poder de registrar momentos especiais, ainda mais em viagens para lugares bonitos. Mas é preciso ter cuidado com onde se tira fotos: tentar um registro em um lugar de maior perigo pode resultar em tragédia.

Selfies perigosas já resultaram em mais de 500 fatalidades nos últimos 15 anos, segundo levantamento - Foto: Reprodução/Shutterstock

Selfies perigosas já resultaram em mais de 500 fatalidades nos últimos 15 anos, segundo levantamento – Foto: Reprodução/Shutterstock

Busca por selfie perfeita pode ser fatal

Um levantamento da Fundación iO, instituto especializado em medicina do viajante, mostra que, nos últimos 15 anos, mais de 500 pessoas morreram no mundo todo ao tentar tirar uma selfie. O número é maior que o de mortes causadas por ataques de tubarão.

As principais causas, de acordo com o levantamento, foram quedas de lugares altos, acidentes envolvendo meios de transporte (principalmente trens) e afogamentos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recomenda que se evite ir na beirada de cachoeira e costões, que podem causar escorregões por conta da água corrente ou do limo nas pedras.

Em caso de acidente, é preciso chamar o Corpo de Bombeiros no número 193 para que uma equipe de resgate chegue ao local o mais rápido possível.

Relembre alguns casos

Santa Catarina

Em julho do ano passado, um homem tirava fotos no mirante do Morro da Cruz, em Florianópolis, quando sofreu uma queda ao se apoiar na beirada. Ele caiu de uma altura de cerca de 20 metros e rolou por mais 50 metros abaixo, mas sobreviveu.

O Morro da Cruz é um dos pontos mais altos da cidade. Do mirante, é possível ter uma vista que engloba a Beira Mar Norte, os bairros do Centro, Agronômica, Trindade, Santa Mônica e Itacorubi, além da Ponte Hercílio Luz e parte do bairro do Estreito.

Homem caiu de uma altura de cerca de 20 metros e rolou por mais 50 metros abaixo, mas sobreviveu – Foto: Divulgação/CBMSC

Rio de Janeiro

Em 2019, um homem de 21 anos morreu ao tirar selfie na estação de trem Riachuelo, na zona norte do Rio.

Ele tentava tirar a foto pendurando-se por fora da grade da passarela que passa por cima dos trilhos. As mãos dele se soltaram e ele acabou batendo com a cabeça nos trilhos.

Testemunhas relataram que havia fiação elétrica encostada na passarela e que a queda foi devido a um choque, não a um escorregão.

Jovem tentava tirar selfie pendurando-se na passarela de estação de trem Riachuelo, mas caiu e morreu após bater a cabeça nos trilhos – Foto: Reprodução/Google Street View

Minas Gerais

Também em 2019, dois homens morreram ao tentar fazer uma selfie em uma cachoeira em Santana do Riacho, a 120 km de Belo Horizonte.

Um deles se desequilibrou ao tirar uma foto, escorregou de uma pedra e caiu no poço d’água. O outro, que não sabia nadar, pulou na água para tentar salvá-lo e ambos acabaram se afogando.

Homens morreram afogados após selfie em cachoeira em Minas Gerais – Foto: Divulgação/CBMMG

Distrito Federal

Em 2021, um homem tentava tirar uma selfie em uma cachoeira na zona rural do Distrito Federal, mas acabou escorregando e caindo de uma altura de quase 30 metros.

O seu corpo foi arrastado pela correnteza, bateu em outras pedras e acabou sendo encontrado alguns metros à frente. Os bombeiros atestaram que o homem tinha lesões na cabeça.

Cachoeira do Poço Azul, em Brazlândia, no Distrito Federal, onde homem morreu ao cair de uma altura de quase 30 metros – Foto: Reprodução/Flickr

Itália

Em 2022, uma turista argentina foi atingida por uma onda em meio a uma tempestade na Costa Amalfitana, na Itália. Ela tentava tirar uma selfie com o marido quando os dois foram arrastados para a água. A mulher morreu, mas o marido sobreviveu.

Casal foi arrastado pelas ondas ao tentar tirar uma selfie. A mulher acabou morrendo, mas o marido sobreviveu – Foto: Reprodução/Instagram

Turquia

Também em 2022, uma menina de 15 anos morreu após ficar gravemente ferida ao despencar da janela do quarto andar de um prédio, na Turquia. Ela tentava tirar uma selfie quando o celular escorregou e, ao tentar pegar o aparelho, ela se desequilibrou e caiu.

Ela foi socorrida e ficou 18 dias internada, mas não resistiu e morreu.

Menina turca tentou pegar celular que escorregou quando tirava selfie, mas acabou caindo pela janela do quarto andar – Foto: Reprodução/Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.