Dia Mundial da Girafa: confira curiosidades sobre o maior mamífero do mundo

A girafa é considerada o mamífero mais alto do mundo e tem como característica principal seu longo pescoço, que utiliza para se alimentar. E no dia 21 junho é celebrado o Dia Mundial da Girafa. Confira algumas curiosidades sobre o animal e o seu dia especial.

Girafa em seu habitat natural

A altura da girafa permite que ela consiga escanear o horizonte utilizando-se também de sua excelente visão – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Características e curiosidades sobre a girafa

Conforme a organização eCycle, a girafa é um mamífero caracterizado por seu pescoço e pernas longas, que podem totalizar até 5,7 metros de altura, medindo do chão ao chifre.

A altura bem peculiar permite que ela consiga escanear o horizonte utilizando-se também de sua excelente visão. A girafa pode manter uma vigilância atenta de predadores em toda a vasta extensão de uma savana.

No entanto, em certos momentos a altura pode ser desvantajosa, como na hora de se levantar. Na hora de beber água em um poço, o animal precisa abrir as pernas e se curvar em uma posição desajeitada. Isso faz com que fique bastante vulnerável a predadores, como os grandes felinos da África.

Girava em pé na savana

Quando uma girafa fêmea vai dar à luz, ela fica em pé e seus filhotes caem de uma altura superior a 1,5 metro – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Alimentação quase o dia inteiro

As girafas se alimentam de 16 a 20 horas por dia, ou seja, elas comem a maior parte do tempo. Além disso, são como as vacas, que regurgitam os alimentos e os mastigam novamente.

Apesar do extenso período se alimentando, a girafa come apenas cerca de 30 kg de folhagem durante esse período. No entanto, 7 kg por dia já é quantidade suficiente para ela sobreviver.

Sua língua é incrivelmente comprida, chegando a aproximadamente 53 centímetros (21 polegadas), o que ajuda o animal a arrancar pedaços de galhos.

Poucas horas diárias de sono

O eCircle comenta que, normalmente, a girafa dorme com os pés enfiados sob o corpo e a cabeça apoiada nos traseiros ou dorme em pé por curtos períodos. No total, esse mamífero dorme menos de duas horas por dia.

A girafa enfrenta um desafio para dormir, pois se levantar é um procedimento demorado e desajeitado. Levantar-se imediatamente para fugir dos predadores pode ser impossível. Por isso, a girafa passou a dormir bem menos que outras espécies de mamíferos. Isso faz parte da sua estratégia de sobrevivência.

Por que existe o Dia Mundial da Girafa?

Nesta sexta-feira (21) é comemorado o Dia Mundial da Girafa, mas você conhece o porquê desta escolha?

Zoológico no Dia Mundial da Girafa

Dia Mundial da Girafa é comemorado do dia 21 de junho – Foto: Divulgação/ND

A data não foi escolhida por acaso, já que 21 de junho é o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte, e a noite mais longa do ano no Hemisférico Sul. E como a girafa é conhecida por ser um animal longo, a data foi determinada para representá-la.

O objetivo do Dia Mundial da Girafa é promover a proteção das girafas pelo mundo, já que estes animais encontram-se ameaçados pela ação do homem e pela degradação da natureza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.