Com foco em saúde, Brusque oferecerá mutirão de ultrassonografias e exames a 14 mil pacientes

Com foco em saúde, Brusque oferecerá mutirão de ultrassonografias e exames a 14 mil pacientes – Foto: Divulgação

As ultrassonografias são peças fundamentais no fechamento de diagnósticos precisos e eficazes nos processos de investigação de doenças e comorbidades. Além delas, a realização de exames dentro das diferentes especialidades médicas também são essenciais em análises que têm o intuito de proporcionar os melhores tratamentos.

Neste sentido, os mutirões de exames, como os de ultrassonografias, agilizam o atendimento ao público e facilitam a agenda de pessoas que têm dificuldades para comparecer às consultas na rede pública durante a semana. Essas ações também diminuem, ou até zeram, as filas de espera no SUS (Sistema Único de Saúde).

A Prefeitura de Brusque larga na dianteira para facilitar o acesso de pacientes a ultrassonografias, além de outros exames, e também consultas. A iniciativa lançada pelo município prevê a realização de 7.163 ultrassonografias em formato de mutirão, permitindo que os pacientes possam ter um acesso mais rápido aos exames essenciais.

Também serão disponibilizadas 6.922 consultas nas especialidades com maior demanda reprimida, como ortopedia, fonoaudiologia, endocrinologia e pediatria.

Isso será possível porque no dia 12 de junho foi publicado um importante credenciamento, resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Gilson Marques, no valor de R$890 mil, que será destinado a exames e consultas médicas, com o objetivo de reduzir as longas filas de espera que afetam os pacientes do município de Brusque há anos.

O valor custeará 90% do credenciamento. No momento, a emenda já está sendo empenhada, e em breve estará na conta da Secretaria de Saúde. Assim, a Prefeitura de Brusque espera atender aproximadamente 14 mil pessoas por meio deste credenciamento.

Além dessas ações, a Secretaria de Saúde está em fase de negociação com o Hospital Dom Joaquim para organizar a possibilidade de um mutirão de consultas vasculares, exames de ecodoppler e tratamentos de espuma.

“Prestadores e clínicas podem se conveniar, aderindo a esse credenciamento, que funcionará por meio de mutirão”, comenta a secretária de Saúde, Dra. Thayse Rosa. “Então vamos dar vazão principalmente naquelas áreas que era a maior dificuldade da pasta, que a gestão pegou com muitas pessoas em espera de fila de consultas e de exames”, destaca ela.

Saúde pública é prioridade para o município de Brusque

Priorizar o acesso à saúde pública está entre os principais compromissos da Prefeitura de Brusque com os moradores. Entre as ações voltadas para abarcar toda a população está a expansão de 10 Unidades Básicas de Saúde, que possibilitou um aumento de 52% nas consultas. Foram mais de 28 mil atendimentos em um mês, um número histórico que reflete o comprometimento com a comunidade.

Para isso, horários foram estendidos, equipes reforçadas e funcionamento das 7h às 19h, sem intervalos. Uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Brusque e o Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir que todos usufruam dos serviços de saúde de maneira mais rápida e eficiente.

Fila oftalmológica diminui em sete meses

Saúde pública é prioridade para o município de Brusque – Foto: Divulgação

Nos últimos meses, o atendimento oftalmológico também ganhou fôlego em Brusque. Ao todo, 2.300 consultas foram realizadas em especialidades como oftalmologia geral, glaucoma, retina e catarata. Até o fim de junho, a expectativa da secretaria de Saúde do município é totalizar mais 1.400 pacientes agendados. Com as consultas já realizadas, houve uma redução de sete meses na fila de espera por esta especialidade.

A oftalmologia pediátrica, lançada em abril de 2024, já atendeu mais de 1.500 crianças, oferecendo cuidado especializado e de qualidade desde a infância.

Recentemente, a secretária municipal de Saúde do município se reuniu com o prefeito de Brusque, André Vechi, e o vice, André Batisti, além de representantes de diversos setores do governo para discutir melhorias no atendimento à comunidade. Dentre as ações deliberadas, destacaram-se:

  • Instalação de câmeras nas recepções de todas as UBSs;
  • Criação de uma ouvidoria específica para a Secretaria de Saúde;
  • Placas informativas com o número da ouvidoria;
  • Capacitação contínua dos profissionais com novas orientações.

A Prefeitura também encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto de lei que estabelece penalidades mais duras para servidores que se recusarem a atender pacientes nas unidades, tornando o ato uma infração gravíssima.Conheça outras ações e iniciativas da Prefeitura de Brusque aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.