Desafio Rota da Baleia, em Santa Catarina, ganha ‘ingrediente’ extra

O desafio Rota da Baleia, em Laguna, está previsto para acontecer no dia 31 de agosto. Ao todo, o trajeto de corrida trail pode chegar a 80 km. A competição deste ano, contudo, tem um acréscimo especial.

Desafio Rota da Baleia

Desafio Rota da Baleia – Foto: Foco Radical/Desafio Rota da Baleia/ND

As primeiras baleias-francas já foram avistadas nos mares do litoral sul de Santa Catarina. A chegada antecipada dos primeiros mamíferos, quase um mês antes do previsto, promete uma temporada com mais animais nas águas de Garopaba, Imbituba e Laguna, cidades que fazem parte do percurso. Com isso, cresce a expectativa de mais avistagem de baleia durante a corrida.

Para participação da prova, as inscrições estão sendo feitas no site oficial do evento.

Além de ultra trail, individual, a corrida de 80 km também terá a possibilidade de corrida em duplas, quartetos e octetos. A largada é em Laguna, nos Molhes da Barra, passa por todas as praias de Imbituba e termina em Garopaba, na Praia Central, linha de chegada de todas as distâncias.

A corrida de 40 km larga na Praia da Vila, em Imbituba, e a prova de 21 km inicia na Praia do Rosa.

Desafio Rota da Baleia – Foto: Foco Radical/Desafio Rota da Baleia/ND

O Desafio Rota da Baleia 2024 passa pelas três cidades que formam a chamada “Rota da Baleia Franca”. Isso porque Laguna, Imbituba e Garopaba concentram mais baleias-francas durante a temporada de avistagens.

As fêmeas do mamífero, que vive na região antártica, fazem o deslocamento para o litoral catarinense em busca de águas mais quentes para dar à luz e a amamentar os filhotes.

Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia iniciam na Praia dos Molhes, em Laguna, local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos.

Os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba. São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já sediou etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, da Ferrugem, da Silveira e do Vigia até a linha de chegada, na Praia Central. Do percurso total, apenas 7% deles são em estradas pavimentadas.

Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.