Morte súbita infantil: o que é a condição que causa a morte inexplicável de crianças saudáveis

A morte repentina de Cruz Achilles, um menino de 5 anos de Brisbane, na Austrália, chocou o país no mês de maio. O garoto, que estava completamente saudável, foi posto para dormir, como em qualquer noite normal. Porém, ele nunca mais acordou.

cruz achilles criança que faleceu em maio devido a morte súbita infantil na austrália

Cruz, 5, faleceu em maio devido a morte súbita infantil, uma condição cuja causa é desconhecida – Foto: Reprodução/GoFundMe

Para arcar com as despesas do funeral, a família de Cruz começou uma vaquinha no GoFundMe, arrecadando mais de 8,7 mil dólares australianos (cerca de R$ 31,5 mil) em um mês.

“Cruz era um farol de amor e luz, um guerreiro que encheu nossas vidas de alegria e risos. Ele era um menino saudável que foi dormir uma noite e nunca mais acordou. Ele não tinha nenhuma doença, lesão ou sinal de alerta anterior”, escreveu Siobhan Cameron, tia do menino, na descrição da vaquinha.

O que é a morte súbita infantil

A morte súbita infantil ocorre quando uma criança vem a óbito de maneira inesperada, sem que apresente nenhum problema de saúde e sem que a autópsia consiga apontar a causa. Ela ocorre enquanto a criança está dormindo.

Ainda não se sabe em que momento do sono a morte ocorre. A causa da morte súbita também é desconhecida, o que torna difícil solucionar esse mistério da medicina infantil.

O diagnóstico da morte súbita infantil ocorre por exclusão. Ou seja, quando não é possível determinar a causa exata da morte e a criança não apresentava problemas anteriores, a morte é dada como súbita e inexplicável.

Ela ocorre com maior frequência em crianças até 24 meses. Quando acomete crianças dessa faixa etária, ela é chamada de morte súbita do lactente.

criança dormindo

A morte súbita infantil ainda segue um mistério da medicina, com seu diagnóstico sendo feito por exclusão – Foto: Christopher Hope-Fitch/Getty Images

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Brasil não possui estatísticas oficiais sobre a incidência da morte súbita infantil.

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, a morte súbita de crianças com menos de 12 meses acomete 54 a cada 100 mil crianças no país. Quando se trata de crianças com mais de 12 meses, a condição torna-se mais rara, com a taxa sendo de 1,5 a cada 100 mil.

Prevenção da morte súbita infantil

Apesar de a causa e a cura da morte súbita infantil serem desconhecidas, sabe-se que existem fatores de risco que podem tornar a saúde da criança mais frágil, especialmente no momento do sono.

bebê fofinho dormindo

Os pais ou cuidadores devem estar atentos às crianças, especialmente bebês, quando dormem, para prevenir que algo ruim aconteça durante o sono – Foto: javi_indy/Freepik

O Manual MSD, um livro de consulta para médicos e farmacêuticos, dá algumas orientações para que se diminuam as chances da criança vir a óbito durante o sono, entre elas:

  1. Evitar que a criança durma de barriga para baixo ou de lado, dando preferência à posição supina (com a barriga para cima).
  2. Não deixa a criança ficar muito quente ou muito fria durante o sono, evitando embrulhá-la demais, cobrir a sua cabeça ou deixá-la destapada em dias mais frios.
  3. Ter cuidado com as roupas de cama, evitando colchões e travesseiros muito macios (que possam “afundar” a cabeça ou o corpo da criança), bem como ter atenção a brinquedos de pelúcia, cobertores soltos, lençóis desencaixados, forros de colchão e cobertas muito pesadas.
  4. Se for um bebê lactante, recomenda-se que durmam no quarto dos pais/cuidadores, perto da cama, em uma superfície separada projetada para bebês (geralmente berços), mas sem compartilhar leito.
  5. Não permitir que fumem qualquer tipo de cigarro (incluindo eletrônicos) perto do bebê. Fumar, usar drogas e consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez e após o nascimento também é fortemente não recomendado.

É importante ressaltar que nenhuma dessas orientações garante que a morte súbita infantil não ocorra, mas servem para garantir que a criança tenha um sono saudável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.