Mais 81 réus foram condenados pelo crime de organização criminosa, tráfico de drogas ou posse ilegal de arma de fogo. As sentenças foram publicadas na quinta-feira (29) e as penas variam de cinco a 35 anos de reclusão. As condenações fazem parte da Operação Maserati II realizada pelo Gaeco em SC.
Conforme as denúncias, os réus faziam parte de uma organização criminosa. Com mais essas condenações, a Operação resultou em 108 réus sentenciados, de acordo com o Ministério Público.
A primeira fase revelou que a intenção da facção era tomar as cidades menores até chegar no litoral para ‘dominar’ o estado. Os focos iniciais do grupo seriam São Miguel do Oeste, Chapecó e Dionísio Cerqueira. Florianópolis e Joinville também foram citadas.
Relembre a Operação Maserati
O MP explica que a operação foi batizada como ‘Maserati’ em alusão ao nome escolhido pela facção para identificar o estado de Santa Catarina. Os réus davam nomes de carros aos estados.
Em todas as fases, o objetivo foi combater uma organização criminosa voltada à prática de tráfico de drogas, crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro.
Para gerir a atividade criminosa, foram criados cargos e funções, como em uma empresa. Foram identificados e presos suspeitos de diversas cidades brasileiras, mas que atuavam em Santa Catarina.
Primeira fase
Na primeira fase foram cumpridas 279 ordens judiciais, com 136 prisões e 143 buscas e apreensões em 45 cidades e seis estados. Também houve a prisão em flagrante de seis pessoas.
Segunda fase
Foram cumpridos 164 mandados judiciais, 71 de prisão e 93 de busca e apreensão. Essa fase resultou no ajuizamento de diversas ações penais e na condenação de 108 réus.
Terceira fase
Nesta fase foram cumpridos 52 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisão.
Quarta fase
Realizada em fevereiro desde ano, foram cumpridos 34 mandados de buscas e apreensão. Ainda, foram apreendidos três armas de fogo, nove munições, 20 celulares, dois computadores, dinheiro, maconha, cocaína, documentos e um radiocomunicador.
Resultados da Operação Maserati
Ao todo, foram 251 condenações. Dos réus, 78 foram condenados a penas superiores a 20 anos de prisão. A pena máxima aplicada a um único réu foi de 86 anos. Somadas as reclusões passam de 4.470 anos.
Além da prisão, os réus foram condenados ao pagamento de multas que somam mais de R$ 4,8 milhões.