Natural, a granola caseira começou a fazer parte do cardápio de muita gente por ser saborosa, nutritiva e versátil. Quando feita artesanalmente, o alimento traz sabores exclusivos, tanto que já se tornou “marca registrada” de hotéis boutique e de luxo pelo país.

Granola de restaurante luxuoso pode ser feita em casa – Foto: Villa d´Ozio/Reprodução
É o caso da granola do Villa d´Ozio, charmoso e sofisticado hotel na beira mar da Praia Brava, de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. Servida no café da manhã, a granola é feita na própria casa sob o comando do chef Jean Carlos e já ganhou fama entre os visitantes e hóspedes.
Para quem não abre mão da granola na alimentação, que pode ser consumida com iogurtes, frutas, leites, saladas e até risotos e massas, vale a pena apostar na versão caseira e natural, que pode ser feita em casa, seguindo as dicas do Chef Jean Carlos, do Villa d´Ozio.
Granola de hotel luxuoso, em casa
Para o preparo, ele indica oleaginosas nobres, como a castanha de caju e a macadâmia, que é leve, tem uma boa textura e cremosidade. Já o gergelim é essencial para garantir sabor e o cranberry desidratado traz um adocicado à mistura, que conta ainda com gordura de coco e mel.

Granola pode ser utilizada no café da manhã e lanches saudáveis – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Segundo ele, a crocância ideal é adquirida após um processo delicado para tostar em baixa temperatura.
“A mistura passa no forno várias vezes. Ela é tostada em baixa temperatura, 145 graus, e a cada 4 minutos tiramos para mexer. Esse ciclo precisa ser feito cinco vezes para ter a granola perfeita, dourada e crocante”, explica o chef Jean Carlos.
“Para oferecer um produto excepcional aos clientes e hóspedes, além de utilizar produtos de primeira qualidade, fazemos a granola todos os dias, para ela ser servida sempre fresca e tudo isso é feito com muito carinho e por isso é tão especial e encanta a todos”, finaliza.