Luiz Legñani participa da 1ª reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

A primeira reunião presencial de 2024 do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília (DF), levantou temas importantes para o andamento das ações do órgão e para o planejamento de novas ações. Representada por Luiz Legñani, a COBAP é uma das entidades civis integrantes do CNDPI.

Após a abertura e a aprovação da pauta da última reunião, o presidente do CNDPI, Raphael Castelo Branco convidou o Secretário Nacional de Participação Social, Renato Simões, para apresentar as ações realizadas na promoção da participação popular na construção de políticas públicas abrangentes na diversidade do país. Junto à assessora de Participação Social e Diversidade do MDHC, Anna Karla Pereira, Simões falou sobre a necessidade do orçamento participativo para garantir que as ações sejam implementadas.

Em seguida, o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, falou sobre os desafios da reorganização do Conselho, reduzido drasticamente na gestão anterior, mas também sobre a importância do diálogo e da ampla participação dos segmentos sociais no CNDPI. Entre os informes da Secretaria, foram abordados a ratificação da Convenção Interamericana, o Orçamento da União, os resultados da oficina de trabalho do programa Envelhecer nos Territórios e o andamento deste mesmo programa.

Ainda sobre a importância do CNDPI por meio de suas Comissões Permanentes, a professora Alba Maria Abiail destacou, em apresentação, o exercício do controle democrático face aos desafios do Envelhecimento no Brasil.

Outro ponto de destaque da reunião, foi a organização da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Ao final da reunião ordinária, as Comissões de Trabalho relataram as propostas elaboradas durante os dias em Brasília.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.