Joinville, no Norte catarinense, amplia a faixa etária a partir desta quinta-feira (7) e começa a vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos contra a dengue após registrar baixa procura.

Joinville amplia idade de vacinação contra a dengue – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
A medida foi tomada após o município receber um ofício da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), que traz as orientações do Governo Federal. O documento recomenda a ampliação da oferta da vacina para o público-alvo.
Os pais ou responsáveis que queiram imunizar crianças e adolescentes com o imunizante podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville, em todas as regiões da cidade.
Apenas a UBSF Jativoca e as UBSFs Comasa e João Costa, que atuam como Sentinela para atendimento da dengue, não estão aplicando o imunizante. Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.
Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável e chegar na UBSF pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento.
A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Não pode receber a vacina pré-adolescente que teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.
Joinville recebeu até o momento 15.701 doses da vacina contra a dengue e foram aplicadas 3.622 doses.