Imposto de Renda 2024: criptomoedas entram na lista de bens declaráveis

A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (6) a decisão inédita de solicitar aos contribuintes a declaração de seus investimentos em criptomoedas.

Foto mostra criptomoedas. Imagem ilustra matéria sobre Imposto de Renda

Imposto de Renda 2024: criptomoedas entram na lista de bens declaráveis – Foto: Shutterstock/ND

A medida visa aumentar a transparência e fortalecer os mecanismos de controle sobre as movimentações financeiras no crescente setor do mercado financeiro digital.

Conforme as novas diretrizes, os contribuintes deverão fornecer códigos específicos para cada tipo de ativo digital em seu poder, a fim de simplificar o processo de identificação no contexto tributário.

A Receita Federal disponibilizou uma lista contendo 23 códigos distintos, que cobrem uma ampla gama de criptomoedas, incluindo “bitcoin cash”, “ether”, “binance coin”, e “outras stablecoins”.

Imposto de renda 2024 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Outras inovações da Receita Federal

Além do registro de criptoativos, a Receita Federal implementou outras mudanças significativas, como a exigência do CPF de alimentandos, para aprimorar o controle das deduções por pensão alimentícia.

Também foi incluída a obrigatoriedade de declarar bens localizados no exterior e, para os brasileiros não residentes, é necessário informar a data de seu retorno ao Brasil.

Receita Federal em Salvador – Foto: Getty Images/ND

Quando começa a declaração do imposto de renda 2024

O prazo para declarar o imposto de renda começará no dia 15 de março. A declaração é obrigatória para aqueles que receberam mais de R$ 28.559,70 em 2023.

A Declaração do Imposto de Renda é um processo que pode parecer complexo para muitos, no entanto, com a devida organização e atenção às orientações, é possível realizar a declaração sem grandes complicações.

Documentos necessários para declarar IR

A lista de documentos para a Declaração do Imposto de Renda 2024 é extensa, mas se organizando com antecedência é possível reunir todos os registros com tranquilidade. Veja o passo a passo aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.