Turismo histórico em Laguna: conheça o local que será palco da “Tomada de Laguna” em março

Turismo histórico em Laguna: conheça o local que será palco da “Tomada de Laguna” em março

Turismo histórico em Laguna: conheça o local que será palco da “Tomada de Laguna” em março – Foto: Divulgação

Faltam apenas sete dias para a estreia do espetáculo épico “A Tomada de Laguna”, que de 13 a 30 de março será encenado a céu aberto no Centro Histórico da cidade – um dos maiores do Sul do Brasil, tombado como patrimônio nacional. Os ingressos estão disponíveis pela internet.

A superprodução, que terá 300 atores em cena incluindo protagonistas de renome nacional, recursos multimídia e efeitos especiais, conta a história do romance entre a lagunense Anita e o italiano Giuseppe Garibaldi, seus ideais e batalhas e a tomada da cidade de Laguna pelos farroupilhas, que a tornaram independente do império brasileiro por quatro meses, em 1839.

O espetáculo será encenado ao ar livre, junto às docas do Mercado Público de Laguna e ao lado da Lagoa de Santo Antônio, por onde Giuseppe Garibaldi chegou à cidade há mais de 180 anos.

Como Laguna é o próprio cenário desta epopeia, o espetáculo acaba sendo um forte instrumento de divulgação do patrimônio cultural e histórico do município, além de potencializar o turismo. A expectativa é que cerca de 15 mil pessoas assistam à produção, ao longo dos nove dias de apresentação.

“O espetáculo é um meio de lazer e de aprendizagem, que proporciona conhecer a história da cidade e valorizar os feitos da grande heroína Anita Garibaldi”, acentua Milton Cavalcanti, presidente do Instituto CulturAnita, que é realizador do evento.

Por meio do teatro, o instituto tanto divulga parte importante da história de Santa Catarina e do Brasil à comunidade e aos visitantes quanto busca desenvolver o interesse histórico, cultural e artístico do público.

O ND Mais contou em vários capítulos um pouco da história de Anita e Giuseppe e, por consequência, de parte da história de Laguna, do Brasil e também da Itália. Hoje queremos te apresentar pontos turísticos históricos, que você pode conhecer antes ou depois de o espetáculo “A Tomada de Laguna” ocorrer.

6 pontos turísticos históricos de Laguna para conhecer

O Centro Histórico de Laguna é como um museu a céu aberto. É formado pelo cais do antigo porto, ao lado do atual Mercado Público, e por um conjunto de 600 imóveis tombados como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Vários equipamentos relacionados à história de Anita Garibaldi fazem parte dele, a começar pelo local onde será encenada a peça “A Tomada de Laguna”.

1. Mercado Público de Laguna

Mercado Público de Laguna

Mercado Público de Laguna – Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

O espetáculo épico será encenado ao ar livre, ao lado das docas do Mercado Público de Laguna. Os fundos do prédio dão para a Lagoa Santo Antônio dos Anjos, aquela por onde chegou Giuseppe Garibaldi junto aos farroupilhas no ano de 1839.

O primeiro Mercado Público da cidade data de 1897 – ano em que tanto Anita quanto Giuseppe já haviam falecido – e foi destruído por um incêndio em 1939. O prédio atual foi construído em 1958 e reformado em 2009, quando ganhou um deck, onde os visitantes costumam assistir ao pôr do sol.

O Mercado Público fica ao lado do antigo cais do porto de Laguna, local que foi estratégico para o escoamento de mercadorias na região. O prédio comprido e rosado é atração turística da cidade. Além de almoços, cafés e happy hours, os visitantes encontram produtos coloniais, souvenirs, entre outros produtos à venda.

Endereço: Avenida Engenheiro Colombo Machado Sálles, 26 – Centro.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 0h. Os estabelecimentos abrem às 10h.

2. Museu Casa de Anita

Museu Casa de Anita

Museu Casa de Anita – Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

A pequena casa amarela de esquina fica a apenas 400 metros de distância do Mercado Público de Laguna. O edifício foi onde Anita Garibaldi se vestiu para seu primeiro casamento com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar, no ano de 1835.

A casa histórica é hoje um museu em homenagem à heroína. A vida da lagunense, suas batalhas e o amor por Giuseppe são contadas em painéis expositivos. Objetos e relíquias dos revolucionários também fazem parte do acervo.

Entre eles, o mastro do navio “Seival”, embarcação utilizada por Garibaldi para tomar Laguna, a cópia da certidão de casamento dos dois, realizado no Uruguai, e uma urna com a terra da última sepultura de Anita, na Itália. Em frente à casa há um busto, em bronze, da heroína.

Endereço: Tv. Luís Neri – Centro.

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h.

Entrada: R$10 (em março de 2024).

3. Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

Igreja Matriz Santo Antônio

Igreja Matriz Santo Antônio – Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

Foi nesta mesma Igreja localizada na Praça Vidal Ramos que Anita, na época ainda chamada de Ana – seu nome de batismo, casou-se com Manoel. A relação durou apenas quatro anos, quando o marido resolveu se alistar no exército imperial brasileiro abandonando a mulher e a cidade.

A Igreja Matriz de Laguna abriga algumas obras de arte em seu interior. Uma delas é o quadro Imaculada Conceição – La Madonna, feito por Victor Meirelles, artista catarinense. A outra é uma escultura de Santo Antônio em tamanho real, feita em madeira no século 18 no estado da Bahia.

Imagine você que foi ao redor da Igreja, na época uma capelinha de pau a pique, que o povoamento da então vila Santo Antônio dos Anjos de Laguna começou, lá em 1676.

Endereço: Praça Vidal Ramos, 26 – Centro.

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 8h às 18h.

4. Estátua de Anita Garibaldi

Estátua de Anita Garibaldi

Estátua de Anita Garibaldi – Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

No meio da Praça República Juliana, um monumento em bronze homenageia a histórica lagunense. Anita foi representada pelo artista gaúcho Antônio Caringi em 1964. A estátua apresenta a mulher em posição de movimento, com a mão esquerda erguida como se estivesse discursando ou conclamando à batalha e a mão direita baixa segurando uma arma.

Endereço: Praça República Juliana – Centro Histórico de Laguna.

5. Museu Histórico Anita Garibaldi

Museu Histórico Anita Garibaldi – Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

Também localizado na Praça República Juliana e bem em frente ao Monumento à Anita Garibaldi, o casarão branco de portas e janelas verdes é o grande símbolo da Proclamação da República Catarinense (ou Juliana) em 29 de julho de 1839.

Foi de uma de suas janelas, que na época era a Câmara de Vereadores e cadeia de Laguna, que David Canabarro e Giuseppe Garibaldi anunciaram ao povo que a cidade passava a ser independente do Império brasileiro.

O prédio começou a ser construído em 1735 e é um dos mais antigos do Sul do Brasil. Desde 1949 é sede do Museu Histórico Anita Garibaldi e guarda documentos, objetos, fotografias e obras de arte relacionadas à história de Laguna.

O museu conta com um importante acervo arqueológico de materiais encontrados nos sambaquis da cidade e outros relacionados a grupos indígenas, que viveram na região muito antes da vinda de bandeirantes, açorianos e do nascimento de Anita.

Há também peças de porcelanas, utensílios domésticos e móveis, além de pertences do lagunense Jerônimo Francisco Coelho, tido como o fundador da imprensa de Santa Catarina, e o acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo, músico catarinense que fez sucesso nacional nos anos de 1950 e 1960 com músicas regionalistas gaúchas.

Endereço: Rua Raulino Horn – Praça República Juliana – Centro Histórico de Laguna.

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h.

Entrada: Franca (em março de 2024).

6. Farol de Santa Marta

Farol de Santa Marta – Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

Mesmo não estando no Centro Histórico de Laguna, vale a indicação para conhecer esse que é o maior farol, em alcance de foco de luz, das Américas. À noite e com tempo limpo, seu alcance luminoso pode ser visto por embarcações a 85 quilômetros de distância.

Foi em sua localidade que o casal Anita e Giuseppe Garibaldi ficaram acampados por 10 dias no final de 1839 antes de fugirem para Lages, depois de as tropas imperiais retomarem o controle de Laguna.

Na época, o farol ainda não havia sido construído, fato que ocorreu apenas em 1891. Desse período, a estrutura ainda conserva alguns detalhes originais, como sua escada interna em formato de caracol e com quase 150 degraus.

Para visitá-lo por dentro, é necessário autorização da Marinha. Já por fora, ele pode ser visitado sem agendamentos. Como está em cima de um morro de 30 metros acima do oceano, a vista da vila e das praias ao entorno é muito bonita.

Endereço: Estrada Geral do Farol de Santa Marta. O farol fica distante 20 quilômetros do Centro Histórico de Laguna. Para chegar até ele é preciso atravessar o canal da Lagoa Santo Antônio pelo Ferry-Boat e seguir depois pela rodovia SC-100.

Informações sobre visitas internas: Com a Delegacia da Capitania dos Portos, pelo telefone (48) 3644-0196.

Ingressos à venda para “A Tomada de Laguna”

O espetáculo “ A Tomada de Laguna” será apresentado nos dias 13, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28 e 30 de março, sempre às 19 horas, junto às docas do Mercado Público, no Centro Histórico de Laguna.

Os ingressos estão à venda pelo site, onde é possível escolher as apresentações entre os dias 14 e 30 de março, já que o primeiro dia, 13, está reservado para uma ação solidária.

Apresentação teatral multimídia retrata a história da lagunense revolucionária Anita Garibaldi, o romance com o italiano Giuseppe e fatos que marcaram a história do Sul do Brasil – Foto: Singular Vídeo

As entradas também estão à venda em 23 pontos de 17 cidades do Sul de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. Em Laguna, há dois locais: a Recanto Surf, na localidade de Mar Grosso, e a Loja Recanto, no Centro.

“A Tomada de Laguna” é uma realização do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), com patrocínio da Celesc, via Programa de Incentivo à Cultura (PIC), e apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Laguna e Fundação Lagunense de Cultura.

Onde fica e como chegar em Laguna

Laguna está localizada na região Sul de Santa Catarina, distante cerca de 130 quilômetros de Florianópolis. O aeroporto mais próximo da cidade é o Jaguaruna, a cerca de 50 quilômetros. Para quem for viajar de carro, acompanhe abaixo as distâncias entre diferentes regiões de Santa Catarina a Laguna e as principais vias de acesso.

Distância de Joinville a Laguna: 282 quilômetros. O principal acesso se dá pela BR-101, com pedágio pelo caminho.

Distância de Blumenau a Laguna: 252 quilômetros, via BR-101. Há pedágio pelo caminho.

Distância de Florianópolis a Laguna: aproximadamente 130 quilômetros. O principal acesso se dá pela BR-101, com pedágio pelo percurso.

Distância de Criciúma a Laguna: cerca de 95 quilômetros, via BR-101.

Distância de Lages a Laguna: aproximadamente 240 quilômetros. Os principais acessos são pela SC-114 e SC-390.

Distância de Chapecó a Laguna: cerca de 575 quilômetros. O principal acesso no momento é pela BR-282.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.