Vigilância em 4 rodas: como os carros são capazes de monitorar você; entenda

Seja através de câmeras pessoas, de vigilância ou de reconhecimento, filmar o que se faz é uma tendência cada vez mais crescente no trânsito.

Nos carros mais modernos, equipados com “visão 360 graus” e vários dispositivos, alguns modelos foram acusados de espionagem e até gravação de privacidade de respectivos ocupantes e até de terceiros.

na imagem motorista de um dos carros aparece mexendo no espelho para configurar a câmera

Carros mais modernos contam com cada vez mais recursos de segurança – Foto: Reprodução/Freepik/ND

Em 2023, houve casos de imagens capturadas por câmeras de carros da Tesla e vazadas entre funcionários da marca, incluindo imagens de um usuário nu, apesar de o fabricante estabelecer uma cláusula de privacidade.

Segundo a revista Wired, os trabalhadores seriam de uma área destinada ao aperfeiçoamento dessas tecnologias.

Monitoramento de imagens de carros conectados à internet?

Muitos automóveis hoje são conectados o tempo todo à internet. O analista de sistemas Daniel Coutinho acredita que eventos críticos poderiam ocasionar envios de dados para partes interessadas.

“Gravações de ambiente normalmente são armazenadas em servidores da empresa para garantir posterior acesso – mas apenas para os clientes. Os acessos internos, normalmente, são limitados a poucos, e devidamente auditados. Acredito, porém, que eventos críticos, como impactos, poderiam ocasionar envios de dados para partes interessadas também”.

na imagem, motorista ligando um dos carros equipados com a tela para visualizar os arredores

Carros conectados à internet tem câmeras de segurança que podem impedir furtos e acidentes – Foto: Reprodução/Freepik/ND

“Em um sistema em casa, o dono escolhe se entrega ou não as imagens”, prossegue.

No geral, o conceito de privacidade envolve não permitir que usuários sejam identificados, porém nem sempre isso pode ser impedido.

“Esses dados normalmente não são atrelados a um usuário em particular, mas podem acabar contendo imagens, sons ou informações como localização, por exemplo, que permitam associar o dado anônimo a uma pessoa”, alerta.

Recursos nos carros para filmagem

Além de câmaras 360, também são utilizadas algumas outras para mostrar imagens frontal e traseira de carros da Tesla, além de veículos de outras marcas que têm esse tipo de monitoramento.

Através desse prático recurso, as imagens ajudam a elucidar o que aconteceu em um acidente e identifica facilmente quem tem a culpa, por exemplo.

A segurança, uma vez de posse de um funcionário ou usuário, passa a depender da ética e da moral dos envolvidos.

Os sistemas podem tentar evitar que dados sejam transferidos para fora do ambiente corporativo, porém é difícil impedir alguém de filmar a tela.

na imagem, motorista se olha no espelho e percebe que está sendo filmado em um dos carros por dispositivo

Carros mais modernos utilizam carro para orientar motorista se estiver muito cansado e não dirigir alcoolizado – Foto: Reprodução/Freepik/ND

As câmeras instaladas de fábrica no interior de veículos também podem “vigiar” o que motorista e ocupantes do carro estão fazendo.

A Bosch, por exemplo, usa uma tecnologia para alertar o motorista de que ele está cansado ou para verificar padrões faciais que podem evitar que ele dirija o carro alcoolizado.

Porém, com a segurança ativa dos carros com as câmeras aumentam o nível de alerta e reação dos próprios modelos.

A segurança ainda evita distrações como telas e botões digitais.

Vantagens em segurança das câmeras

Segundo o engenheiro de sistemas Eder Silva Santana, as câmeras podem oferecer vantagens em segurança e até evitar acidentes e possíveis furtos.

“A minha opinião é de que as câmeras nos carros podem oferecer vantagens em termos de segurança e conveniência, auxiliando nas manobras, prevenindo acidentes, furtos”, analisa.

“Quanto à segurança de dados, incluindo o risco de espionagem e de vigilância governamental, creio que os benefícios são mais atrativos do que a questão da espionagem em si. Sem dúvida, um termo de uso sobre a privacidade dos dados deve ser respeitado. Nada está seguro”, conclui.

Mesmo polêmico, o recurso de gravação pode ter falhas de compartilhamento de dados.

Ele pode ser utilizado contra a vontade de alguns motoristas, porém é inegável o nível elevado de segurança oferecido nas filmagens e em sensores ao redor do carro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.