Nhoque e pão ‘de queijo’ sem glúten: receitas com dois tipos de batata para dar água na boca

Precisando variar o cardápio quando o assunto é batata? O nutricionista e naturalchef de Blumenau, no Vale do Itajaí, Alex Ramos mostra que é possível consumir o alimento no dia a dia com receitas práticas, acessíveis e saborosas. A primeira dica é uma releitura do tradicional pão de queijo. “Porém, sem queijo, sem glúten, leite e delicioso”.

Receita é uma releitura do pão de queijo – Foto: Alex Ramos/Reprodução/ND

A base da receita leva batata doce roxa, conhecida pelo índice glicêmico mais baixo. O naturalchef utiliza os seguintes ingredientes:

  • 250 g de batata doce roxa cozida
  • 2 colheres de sopa de chia
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Uma colher de chá de sal
  • Uma xícara de chá de polvilho doce
  • Uma xícara de chá de polvilho azedo

“Agora é simples. Basta juntar todos os ingredientes da receita em um recipiente grande e fundo para que você tenha facilidade de botar a mão na massa e misturar tudo muito bem até atingir o ponto que lembra uma massinha de modelar”, explica Alex.

O ponto pode variar de acordo com a umidade da batata. Se a massa ficar ressecada, a dica é adicionar um pouco de água. “Lembrando que você também pode optar pela batata doce, laranja ou até mesmo pela doce branca. Para moldar, retire um pedaço de massa equivalente a uma colher de sopa e com movimentos circulares, faça uma bolinha na palma da sua mão”.

Nutricionista ensina pão sem queijo, glúten, leite e delicioso – Foto: Alex Ramos/Reprodução/ND

Depois, basta repetir o processo com o restante da massa e levar para assar por 30 minutos em forno preaquecido a 180° ou na air fryer por 15 minutos. “Agora é só preparar aquele cafezinho e se deliciar”.

Nhoque de batata para dar água na boca

E que tal um nhoque sem glúten e que derrete na boca? “Tenho certeza de que esse vai entrar para a sua lista de comidas favoritas”, declarou o nutricionista.

Para essa receita, Alex utiliza:

  • 500 g de batata inglesa cozida
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Uma pitada de pimenta-do-reino
  • Uma colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de fécula de batata, ou amido de milho

O primeiro passo é amassar as batatas e acrescentar o azeite, sal e a pimenta no purê. “Leve tudo para uma panela em fogo médio e misture muito bem com o auxílio de uma espátula. Após isso, coloque a fécula de batata e misture, por mais uns 10 minutos, até dar uma escaldada na massa”.

Que tal um nhoque sem glúten? – Vídeo: Alex Ramos/Reprodução/ND

Depois disso, a massa deve ser retirada da panela para esfriar por 10 minutos. Após esfriar, a orientação é dividi-la em cinco partes iguais.

“Transfira cada porção para uma mesa ou bancada e abra a massa no formato de rolinhos. Corte com aproximadamente um dedo de espessura. Em uma panela no fogo médio, coloque o nhoque em um fio de azeite de oliva apenas para aquecer e para as massinhas ficarem mais soltinhas. Acrescente o molho ou recheio de sua preferência e deixe toda a família feliz da vida com essa refeição deliciosa”, finaliza Alex.

Benefícios e como usar em diferentes receitas saudáveis

A nutricionista funcional Helouse Carneiro, separou dicas sobre os diferentes tipos de batata. Veja tudo aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.