Chapecó terá unidade temporária para Covid e dengue; veja local

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, passa a contar, a partir desta quarta-feira (06), com um novo ambulatório para atendimento de pacientes com Covid-19 e dengue.

atendimento para pessoas com dengue e covid

Espaço está localizado no bairro Saic. – Foto: Prefeitura/Divulgação/ND

O espaço será anexo ao Centro de Saúde do bairro Saic. A unidade fica na rua João XXIII, n. 74 e atenderá das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia. A estrutura contará com equipe técnica de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Segundo o secretário de Saúde, Jader Danielli, diante do aumento de casos de Dengue e Covid a estrutura foi criada para complementar o atendimento dos usuários sintomáticos, ampliando os atendimentos que já vem sendo realizados nos CSF (Centros de Saúde da Família) e nos serviços de urgências: UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Pronto Atendimento Efapi – PA Efapi.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, na última semana houve um aumento de 30% nos atendimentos tanto nas unidades de Atenção Básica, quanto nas unidades de Urgência e Emergência, que são a UPA 24h e o PA do Verdão.

Atualmente, Chapecó registra 124 casos de dengue e 617 casos ativos de covid, não havendo pacientes internados.

Na semana passada, após o aumento dos números e reunião com o prefeito João Rodrigues, a equipe técnica da Secretaria de Saúde, reativou a Sala de Situação, formada por grupo que avaliará constantemente os casos, números e cenários para propor ações e estratégias para o combate e atendimento dos pacientes.

Situação da dengue e Covid-19 não é grave, diz secretário

Conforme o secretário de Saúde, Jader Danielli, a situação não é grave, mas de alerta e por isso as equipes já preveem estratégias para enfrentar o cenário. Ele orienta a população para que em casos de sintomas, procurem a unidade básica de saúde do bairro, ou ainda o serviço de telemedicina. Também tem, segundo ele, os serviços de urgência e emergência, que podem prestar o atendimento.

“Não queremos gerar pânico nas pessoas, mas sim, alertar. Em casos de sintomas, procurar atendimento médico. Lembrar do uso do álcool em gel e da máscara, e não esquecer do repelente e da constante hidratação”, comentou.

Entre as estratégias da equipe estão o aumento da capacidade de atendimento na Atenção Básica, observando os casos, realização de monitoramento e busca ativa dos pacientes, promover o alinhamento dos fluxos entre os serviços de saúde, capacitação dos profissionais, disponibilização de exames laboratoriais e testes.

“Em caso de aumento na demanda por atendimento, estamos avaliando ainda a possibilidade de ampliação nos horários de atendimento e abertura de novo espaço”, afirmou.

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