Tipos de batata: benefícios e como usar em diferentes receitas saudáveis para variar o cardápio

Existem vários tipos de batata, mas o que muita gente não sabe é que, conforme a ABBA (Associação Brasileira da Batata), ela atualmente é o quarto alimento mais consumido no mundo, depois do arroz, trigo e milho. Ainda de acordo com a associação, uma dieta composta pelo alimento e leite pode suprir, em caráter de emergência, todos os nutrientes de que o organismo humano precisa.

Batata inglesa – Foto: Reprodução/ND

Mas você sabe quais os benefícios dos diferentes tipos e indicações de uso da batata? A nutricionista funcional Helouse Carneiro, explica que o alimento é uma fonte de carboidrato e não faz mal para a saúde. Helouse afirma que existe muito preconceito em relação ao alimento, principalmente, com o início das dietas low carb. “Quando excluímos esse nutriente da nossa alimentação, temos muitos malefícios na saúde. A imunidade, por exemplo”.

Em batata, o tipo mais frequentemente encontrado nos supermercados é a inglesa, uma das mais consumidas no Brasil. No entanto, em questões nutricionais, Helouse revela que quanto mais pigmentada, como é o caso da doce ou amarela, mais funções podem ser apreciadas na hora da alimentação.

“São alimentos funcionais, na roxinha tem uma substância chamada antocianina, então a gente pode lembrar: roxo, vasos, proteção cardíaca, antioxidante, que previne o envelhecimento precoce. Essa pigmentação traz um ‘que’ a mais”.

A batata doce, segundo a nutricionista, ficou conhecida pela fibra solúvel chamada inulina, apresentando um índice glicêmico mais baixo do que a inglesa, por exemplo. “Quer dizer que o açúcar da batata doce entra lentamente no nosso organismo, dá mais saciedade e não tem pico de glicose”.

A batata-doce é uma fonte de fibras e contém uma variedade de vitaminas – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Porém, a batata inglesa tem menos carboidratos na porção que a doce, que tem o dobro. “Quando eu vou comer as duas, eu posso comer mais quantidade da inglesa para equivaler da batata doce”, indica Helouse.

Porém, a nutricionista alerta que o carboidrato é necessário para construção de massa muscular, sendo importante na alimentação. “Ele vai ser liberado mais lentamente e para quem quer ganhar massa muscular é interessante, porque vai dar mais saciedade e essa glicose vai entrando ao longo do dia mais lentamente e por isso ela virou a queridinha do pessoal”.

Qual o melhor ou pior tipo de batata e qual devo consumir?

Para a nutricionista a resposta é simples: “você deve consumir todas”. Ela revela que, quanto mais variar na alimentação, mais benefícios e nutrientes.

As batatas doce e inglesa, por exemplo, são ótimas para assar, cozinhar, fazer purê, preparações. “A fritura não é tão indicada para elas, até pela consistência e por não ser saudável, a gente não recomenda”.

Depois da doce e inglesa, uma das mais procuradas pelos consumidores é a mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, salsa ou aipo. “Aquela bem amarela, que o pessoal usa muito em sopas e é uma das mais utilizadas no Brasil”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.