Temporada de verão e Carnaval frustram setor de bares e restaurantes em Florianópolis

A temporada de verão e o Carnaval deste ano, que prometia ser um ótimo período para os proprietários de bares e restaurantes de Santa Catarina, se mostraram frustrantes para o setor, conforme aponta a pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), divulgada nesta quinta-feira (22).

Apenas 21% dos empresários de bares e restaurantes disseram ter percebido aumento do fluxo de turistas no período

Apenas 21% dos empresários de bares e restaurantes disseram ter percebido aumento do fluxo de turistas no período – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Segundo os dados, 79% dos entrevistados afirmaram que o movimento foi igual, menor ou muito menor em relação à mesma época no ano passado. Entre os que revelaram o fluxo de turistas como maior ou muito maior, o resultado foi de apenas 21%. A pesquisa foi realizada em maioria com proprietários de restaurantes (59%), mas também abrangeu lanchonetes, bares/casas noturnas, lojas de conveniência, padarias e sorveterias, localizadas na Ilha e na Grande Florianópolis.

A presidente da Abrasel do Estado, Juliana Mota, revela que entre 23 de dezembro e 9 de janeiro, a temporada estava sendo avaliada positivamente por 49% dos entrevistados. No entanto, após o Carnaval e o fim do verão, uma nova pesquisa demonstrou que a situação foi considerada “decepcionante”.

Juliana atribui essa avaliação dos empresários às diversas dificuldades enfrentadas durante o período, incluindo o trânsito (34,5%), o alto custo dos insumos (31,1%), os atrasos na entrega desses insumos (9,6%) e a presença de ambulantes ilegais (8,5%), entre outros desafios.

Falta de mão de obra

Mais uma vez, a principal queixa do setor foi a dificuldade em contratar mão de obra qualificada, sendo apontada por 71,8% dos entrevistados como o maior desafio. Na pesquisa anterior da Abrasel, 39% dos entrevistados não tinham contratado funcionários temporariamente. Nesta nova pesquisa, essa porcentagem aumentou para 60%. “Somos um estado em pleno emprego, o que facilita muito este quadro difícil no setor, principalmente diante da temporada, quando é normal as equipes aumentarem”, explica Juliana.

Trânsito, falta de saneamento e chuva podem ser causas dos maus resultados

A pesquisa aponta ainda que, para os empresários, as causas para isso são os problemas de saneamento básico, a demolição dos beach clubs de Jurerê às vésperas da temporada, o trânsito e o longo período de chuva durante janeiro. A presidente reforça que este mau resultado frustra ainda mais um segmento que ainda passa por dificuldades decorrentes da pandemia.

“Somente para citar um exemplo, cerca de 90% das empresas estão inadimplentes com impostos federais em Santa Catarina”, conclui Juliana.

Pesquisa Abrasel – Foto: DIVULGAÇÃO/ND

Faturamento aumentou, mas falta qualificação de mão de obra

Proprietário de dois restaurantes em Santo Antônio de Lisboa, Alvarélio Kurossu faz parte do grupo de 21% que considerou o movimento da temporada e do Carnaval maior que o ano passado. “Para mim, o faturamento dos restaurantes aumentou. Apesar de os clientes não gastarem mais em relação ao ano passado, houve maior fluxo de pessoas, o que deu uma equilibrada”, explica.

Alvarélio Kurossu tem dois restaurantes em Santo Antônio de Lisboa – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Questionado sobre os desafios que enfrenta, Kurossu faz parte da maioria que relata dificuldades em contratar mão de obra qualificada. “Estou investindo em tablets”, relata como solução para o problema.

De acordo com a pesquisa, os fatores que envolvem a frustração dos empresários na Capital são muitos, entre eles, o poder de compra dos turistas, já que muitos preferiram consumir em casa e nas praias do que nos bares e restaurantes.

“Com a inflação, isso representa queda do poder aquisitivo. O aumento do valor dos insumos agrava a situação, gerando mais custos aos empresários, que têm absorvido parte destes reajustes”, relata.

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