Milhares de pessoas colocam na cabeça que querem fazer exercícios. No entanto, as principais “vilãs” sempre acabam vencendo: a preguiça e a procrastinação.

Vencer a preguiça é a parte mais difícil para começar a ter hábitos saudáveis – Foto: Freepik/ND
O sedentarismo vem sendo tratado como a “doença do século”. Dados do Atlas da Obesidade 2024, divulgado pela WOF (Federação Mundial de Obesidade), aponta que, até 2035 o Brasil deve ter cerca de 127 milhões de adultos com alto Índice de Massa Corporal.
Vencer a preguiça é importante especialmente para evitar doenças e se manter saudável. Confira algumas consequências do sedentarismo:
- doenças no coração
- doenças nos ossos
- diabetes
- obesidade
- aumento do colesterol
- hipertensão
- maior risco de infarto
Como vencer a preguiça?
A dica número um é: nunca é tarde para começar. Busque algo que te traga prazer e inclua na rotina.
“A prática da atividade física tem que ser constante na vida da pessoa. O sedentarismo já vem atingindo até crianças, que ficam apenas nos celulares e redes sociais”, explicou a personal trainer Juliana Rafaeli à NDTV.

Fast foods são um dos “vilões” das dietas – Foto: Freepik/ND
“Quem pratica atividade física tem bem menos chance de depressão, de ter insônia”, completa.
O passo número dois é escolher melhor o que comer. “Podemos fazer coisas básicas que incluem muito resultado. Deixar de consumir alimentos que tenham muito açúcar, industrializados, fast foods, aumentar o consumo de frutas e vegetais”, pontua a nutricionista Maria Fernanda.
“Tem outro ponto fundamental que é o consumo de água. Esses passos, aliados ao exercício físico, vão fazer você se sentir melhor, ter uma coisa qualidade de vida melhor”, finaliza.