A tragédia no Rio Grande do Sul parou o Brasil, mas revela um cenário que já é previsto por cientistas e ambientalistas. A prova desta afirmação é o livro “Mundo Impossível”, da médica de família e comunidade Mayara Floss.
Em contos distópicos, Mayara projeta possíveis futuros para a humanida caso as causas climáticas não sejam tratadas como prioridade pelo poder público e por toda a sociedade.
Nas páginas da trama, é possível enxergar cenários como que de guerra semelhantes aos deixados no Estado gaúcho.
Uma das ideias do livro é deixar as páginas manchadas com a mão do leitor a partir das marcas de carbono. A ideia é mostrar para quem mergulha na trama quais são as marcas deixadas pela humanidade na Terra.
A autora é médica de família e comunidade e atua no SUS, além de realizar o doutorado em Patologia na Universidade de São Paulo. Ano passado foi finalista do prêmio Jabuti com o livro “Diário dos Abraços”. mbém publicou os livros de poesia Aquafaba (2021), Fôlego (2012) e Falta um Poema… (2009). Participou de outras coletâneas como Quando fui Paciente (2019), Causos Clínicos (2018), Saúde no Caminho da roça (2018) e Percepções amorosas sobre o cuidado em saúde: estórias da Rua Balsa das 10 (2016). Participou do roteiro, produção e direção de diversos curtas como Pobreza Menstrual (2021), Francesa Alta (2019) e Série SUS (2015).
A pré-venda com preço promocional segue na loja virtual da Editora Coragem até a data do lançamento, previsto para julho de 2024.
Pré-venda na loja virtual da Editora Coragem em www.editoracoragem.com.br, até o dia 31 de maio.
O post Assim como na tragédia do RS, livro trabalha possíveis futuros sem cuidados ambientais apareceu primeiro em Upiara.