Sob forte tempestade, Santa Catarina tem risco de deslizamentos, granizo e ventos de 100 km/h

A passagem de uma frente fria colocou Santa Catarina em alerta com a possibilidade de fortes chuvas no Estado. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o alerta de tempestade pega uma faixa entre sul, oeste e norte catarinense, e deve trazer ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo entre sábado e domingo.

Possibilidade de fortes chuvas deixam Santa Catarina em alerta – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Inmet e Defesa Civil emitem alerta de perigo potencial para Santa Catarina

Diversas regiões do estado deverão ser atingidas por fortes chuvas ao longo do fim de semana. De acordo com o Inmet, os volumes de chuva podem ficar entre 30 e 60 mm/h, com ventos intensos, de 60 a 100 km/h, nas regiões do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis.

Ainda segundo o órgão, ainda há possibilidade de queda de granizo em certas regiões do estado.

Além disso, segundo a Defesa Civil, o risco é alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. São esperados acumulados entre 50 e 80 mm em certas áreas do estado.

Defesa Civil e Inmet emitem alerta para tempestades – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND

Sete municípios em SC estão em situação de emergência

Os municípios de Araranguá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Maracajá, decretaram situação de emergência em resultado das últimas chuvas que atingiram o estado.

De acordo com a Defesa CIvil, diminuíram os números de desalojados e desabrigados desde do último relatório. Até o momento, são 215 pessoas desalojadas e 9 desabrigadas no estado de Santa Catarina.

Sete municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido as fortes chuvas – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND

Além deles, a Defesa Civil ainda aponta que o município de Praia Grande possui um decreto de situação de emergência devido a eventos anteriores de chuvas fortes e alagamentos.

O órgão aponta que foram enviados itens de assistência humanitária para Araranguá e São João do Sul, com cerca de R$ 131 milhões. Foram enviados colchões de solteiro e casal, cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza  e kit de acomodação solteiro e casal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.