TikTok sob suspeita: serviço de inteligência alerta para possível espionagem de empresa chinesa

O TikTok está sendo acusado de espionagem pelo chefe do Serviço de Inteligência de Segurança do Canadá. Em entrevista ao programa The House, da emissora CBC, David Vigneault afirmou que os dados coletados dos usuários da rede social estão disponíveis para o governo da China.

TikTok é acusado de espiar usuários para governo chinês

TikTok está sendo acusado de espionagem pelo chefe do Serviço de Inteligência de Segurança do Canadá – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

“Minha resposta como diretor do Serviço Canadense de Inteligência de Segurança é que existe uma estratégia muito clara por parte do governo da China para poder adquirir informações pessoais de qualquer pessoa ao redor do mundo”, declarou Vigneault.

E completou: “A maioria das pessoas pode dizer: ‘Por que é tão importante para um adolescente ter seus dados [no TikTok] agora?’ Bem, em cinco anos, em 10 anos, esse adolescente será um jovem adulto, estará envolvido em diferentes atividades ao redor do mundo”.

Conforme divulgado pela Reuters, um porta-voz do TikTok disse, em resposta à fala do diretor, que a plataforma nunca compartilhou dados de usuários canadenses com o governo chinês. “Nem o faríamos se solicitado”, completou.

De acordo com a CBC, os comentários de  Vigneault foram feitos uma semana depois que o Serviço Canadense de Inteligência de Segurança divulgou um relatório anual que alertava sobre o crescente alcance extraterritorial do presidente chinês, Xi Jinping.

Conforme a emissora, “o relatório afirma que o presidente chinês introduziu disposições que dão a Pequim a capacidade de controlar dados na China, e leis abrangentes que exigem que os cidadãos chineses em qualquer parte do mundo ajudem e cooperem com os serviços de inteligência da China”.

Em setembro do ano passado, o Canadá ordenou uma revisão de segurança nacional de uma proposta da TikTok para expandir os negócios do aplicativo de vídeos curtos no país. Vigneault, por sua vez, disse que participará dessa revisão e “oferecerá conselhos”, segundo a CBC.

TikTok também é alvo de críticas nos Estados Unidos

Em abril deste ano,  o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou um projeto de lei que determina a proibição do TikTok no país, a menos que o proprietário chinês da rede social, a ByteDance, venda a operação americana da empresa em um prazo de até nove meses.

Joe Biden sancionou projeto de lei que determina a proibição do TikTok no país – Foto: Lisa Ferdinando/DoD/Divulgação/ND

Apesar das críticas públicas, Vigeault não chegou a recomendar publicamente que o governo canadense proibisse o TikTok, caso a plataforma não cortasse os laços com o governo chinês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.