Polishop pede recuperação judicial após fechar mais de 100 lojas e acumular dívida milionária

A Polishop entrou com pedido de recuperação judicial na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A varejista, que já acumula R$ 395 milhões em dívidas, chegou a fechar 100 lojas em shoppings e é alvo de mais de 50 ações de despejo.

Polishop começou vendendo programa de dieta alimentar com anúncios na TV

Polishop já acumula R$ 395 milhões em dívidas, chegou a fechar 100 lojas em shoppings e é alvo de mais de 50 ações de despejo – Foto: Divulgação/Polishop/ND

O processo, de tramitação prioritária, está a cargo do juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, que ainda analisa o caso. Em nota, a Polishop afirmou que “a empresa só irá se pronunciar quando o pedido for homologado”.

O presidente e fundador da Polishop, João Appolinário, afirmou, em abril deste ano, que a companhia buscava uma reestruturação extrajudicial junto a seus credores. Em um pedido à Justiça feito na época, Appolinário disse que o endividamento bancário da empresa havia diminuído de R$ 270 milhões, em janeiro de 2022, para R$ 84 milhões em 2024.

O juiz determinou a suspensão de execuções que estavam em trâmite contra a Polishop. A decisão também impediu que plataformas de marketing e tecnologia (Google, Meta, entre outros), suspendessem os serviços por créditos anteriores à data do pedido, e que o serviço deveria ser restabelecido em até 24 horas.

Após essa decisão, várias empresas tiveram seus pedidos de habilitação de crédito juntados ao processo para “entrar na fila de pagamentos”.

Segundo informou Appolinário, os fatores que levaram a empresa a acumular dívidas estão relacionados aos efeitos da pandemia, o aumento do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e a crise do crédito motivada pelo caso Americanas.

Polishop fez sucesso nos anos 2000

A Polishop, fundada em 1995 por João Appolinário, começou vendendo programa de dieta alimentar com anúncios na TV. Contudo, foi nos anos 2000 que a empresa passou a fazer sucesso com a venda de eletroportáteis e chegou a ter seu próprio canal de TV, o que alavancou a abertura de lojas.

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